terça-feira, 13 de maio de 2008

Caixas - Um Poderoso Sistema Nervoso



Em qualquer fanfarra os músicos que tocam caixa são os instrumentistas que mais sofrem pressão, afinal são eles que criam os floreios das marchas. Através das batidas rápidas das caixas que a marcha se desenvolve, e por que não dizer a fanfarra se desenvolve. "Quando temos muitos tarolistas (caixistas) que pegam com dificuldade algumas músicas, toda a fanfarra se atrasa a tocar músicas novas. No entanto, à medida que vão evoluindo, cada vez mais toda a fanfarra aprende músicas novas ou aperfeiçoam as que já sabiam" - declara um professor.

O segredo é a persistência. Nunca desistam de estudar o instrumento. Treino, treino e treino. Com muita dedicação nos ensaios, as caixas podem se tornar a liderança num grupo. Mas algumas dicas são importantes:
- Deixe sempre a mão bem leve. A pegada é fundamental para quem toca caixa. Segure as baquetas com leveza. Tente segurá-las usando apenas o polegar e mais três dedos. Segure com delicadeza, mas ainda assim firme o bastante para ter precisão nas batidas.

- Bata na pele da caixa com precisão e suavidade. Não é necessário tocar o instrumento com toda a raiva do mundo, como quem bate na bola jogando tênis, bete ou baseball.É preciso ser preciso e tocar com tranqüilidade.

- Toque com segurança - Somente toque quando estiver em harmonia com os outros instrumentos. Se achar que está fora do ritmo ou que as notas (as batidas) estão erradas, pare um pouco e escute os outros; mas nunca deixe de mover a mão, toque de leve no instrumento para ouvir, assim que você encontrar o jeito pode começar a tocar um pouco mais alto.

- Tente mover apenas o pulso - Aqueles que tocam caixa devem lembrar que é preciso apenas jeito com o pulso para tocar. Tente não mover o braço demasiadamente ao tocar. Deixe o braço firme e parado, mova apenas o pulso para tocar com muito molejo.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar àqueles que tocam esse maravilhoso instrumento de percussão. Assim que estiverem melhor, será importante aprenderem a repicar ou até rodar a baqueta nos dedos.

Um abraço à TODAS que tocam caixa (essa é até agora uma ala feminina no Coleginho).
Que vocês possam impressionar os ouvintes com muita competência, precisão e elegância.

2 comentários:

Unknown disse...

ouuuu...tem que ser o uniforme vermelhinho e o mais bonitooO!
e essa opiniao n e so minha e minah dos meus pais,da minha tia e dos meus primos...
obrigadoO!
ou galera sem noçaoo esse outro uniforme parece de gariI!...
bjuu!
=))

Anônimo disse...


tem como algem me envia um aldio dos toque mais sinples ?????