quinta-feira, 5 de junho de 2008

Diário de Ensaio

Boa noite, fanfarristas do Coleginho.
O ensaio de hoje era para ser uma prévia de como seria a apresentação de amanhã.
Começo essa coluna com uma bronca para alguns e um elogio a outros. Participar de uma fanfarra é vestir as cores do colégio e mostrar para todo mundo que não somos apenas mais um bando de alunos como os muitos que aí existem. É mostrar para todos que honramos nosso nome e que música é o que nos motiva a dizer que somos diferentes, que somos elite do ponto de vista da cultura. Portanto, ensaios para fanfarra são momentos de pura concentração e disciplina. É deixar todos os sentidos em alerta e fazer de tudo para que saia perfeito. Já assisti a bumbeiros que saíram com vergões nos ombros até pratistas que tiveram dores musculares na região dos braços e mãos. No entanto nenhum deles jamais saía desanimado e ainda diziam que tocariam mais se fosse preciso. Já vi músicos da folia do divino tocarem 12 horas com intervalos de apenas alguns minutos, e ainda tinham pique para tocar mais e mais.
Participar de uma fanfarra é honrar um colégio. E isso muitos alunos tem feito. Sei que é injusto fazer citações, pois muitos ficarão de fora dos elogios. Mas tenho que parabenizar e agradecer ao Danilo (que nem aluno é, mas adora participar e faz esforço de perder até alguns minutinhos de seu horário na faculdade), à Karolyne Álvares, Layane, Tamara e Paloma(que nunca desanimaram e estão sempre firmes, constantes e animadas), à Ana Jéssica(que supera a dor de uma contusão no joelho e aguenta o quanto pode os ensaios), à Karolyne Álves (que entrou e já encarou com responsabilidade a missão), ao Breno (que antes de tocar surdão já olhava a fanfarra e ficava todos os ensaios só iaginando um dia tocar, mostrando que é com garra e persistência que se consegue), à Jeane (que achava que nunca ia conseguir tocar e mostrou que está ficando cada vez melhor), à Paula (que mostra muita dedicação e aprende mais a cada dia), à Layane, Mariane, Ingrid e Camila (que tocam muito e muito), à Mariana, Marcela e Aline (que formam o time de melhores, e talvez únicas corneteiras aqui na cidade), ao Wallison (que encarou o desafio e está ficando cada vez melhor) e ao Heliomar (que também não é aluno mas também mostra muita garra).
Como eu disse anteriormente, muitos ficaram de fora desses parabéns, mas tenham certeza de que vou parabenizá-los pessoalmente.

No entanto, há aqueles que acham que ensaio de fanfarra é momento de aparecer, que usam desculpas para ficar de rolo, namoro ou simplesmente ficam à toa. Há alguns que faltam muitos ensaios sem se justificar, e outros que durante os ensaios apenas reclamam e desmotivam o grupo. A esses alunos um conselho: é melhor que comecem a mostrar o mesmo empenho dos outros, senão vagas estarão disponíveis aos de fora. Afinal, briguei e muito para que só o ensino médio participasse. Mas pais, alunos e até professores estão quase que exigindo que o ensino fundamental participe. Quero e muito que esse grupo fique unido, mas alguns alunos precisam melhorar seus comportamentos. Não quero que nenhum pai ou mãe venha me dizer depois que o(a) filho(a) usa a fanfarra como desculpa apenas para ficar na rua apenas. Enquanto o aluno estiver no ensaio é apenas para o ensaio, quem ficar aí passeando que vá para casa. Quem acha que pode ensaiar no horário que quiser e quando quiser, que repense na atitude; amanhã talvez a vaga seja de outro.

O horário de ensaio é realmente de 17:10 às 18:10. Porém, posso chegar uns 3 minutos atrasado porque saio exatamente 17:10 do outro colegio. Mas seria ótimo que exatamente às 17:10 todos estivessem já em formação. Saímos tarde dos ensaios porque começamos tarde; até que todos cheguem e estejam em formação já são 17:30 ou 17:40. A partir de segunda-feira a tolerência será de 5 minutos de atraso, após isso a sala de música fica trancada (pedido já feito para seu Miguel. Afinal, as aulas normais têm horários fixos, o horário dos esportes também é fixo; por que as aulas de fanfarra devem permitir que os alunos cheguem quando quiserem? Respeito a justificativa de muitos, e continuarei aceitando; mas há casos que são simplesmente de pura folga, pura irresponsabilidade. Nossas saídas serão às 18:10, obrigatoriamente; mas quem puder ficar 10 minutinhos mais pode ficar. Lembrando que perto do desfile de 7 de setembro e da apresentação em outra cidade que tenha Escola Ravasco, ou seja, no mês de agosto; ensaiaremos todos os dias.

No mais, só tenho a agradecer o empenho da Fanfarra mais Show de Formosa. São muitas as pessoas que me param e dizem que o som da fanfarra está muito bonito. A Fanfarra do Coleginho realmente faz barulho na cidade. Pais, ex-alunos, colegas de trabalho de outras escolas, parentes, amigos e até meus ex-colegas de fanfarra do Hugo Lôbo dizem que a Fanfarra do Coleginho está muito, mas muito linda. Essa reação talvez vem de muita surpresa. Afinal, o professor jamais deu aulas de fanfarra e arriscou tudo numa fanfarra que praticamente nem existia. Alguns alunos nem sabiam o que era uma fanfarra e já tocam igual a muitos que tocam há bastante tempo. Pessoas dizem não acreditar que os alunos já tocam assim só com dois meses de ensaio. Dizem que o som da Fanfarra do Coleginho é diferente, é jovem, não é a mesmice de outras fanfarras que ficam com a mesma cadência. E olha que temos muito chão para caminhar, muitas técnicas a aprender e muita música para começar a tocar.

Vocês fazem a história no Colégio dos Sagrados Corações. Depois de quase 20 anos sem desfile, sem fanfarra, o Coleginho vai voltar às apresentações. Por isso, vamos tocar com muita graça, harmonia, alegria, empenho e garra na nossa primeira apresentação.

Esta sexta-feira, vai ficar marcada como o retorno das apresentações da Fanfarra do Coleginho
Vamos fazer bonito e mostrar pra todo mundo que somos os melhores! Vamos tocar bonito e fazer renascer as disputas de fanfarra que existiam antes. e tenho certeza que o Coleginho será vitorioso.

Muita força para todos nós.

E viva a Fanfarra do Coleginho!

Um comentário:

Anônimo disse...

ALGUNS INTEGRANTES DA FANFARRA AINDA NÃO ACORDARAM PRA VER QUE SOMOS OS MELHORES!!!
BONITO TEXTO ALEX, PARABÉNS!!
HEHE

"NÃO CORRIGIR AS NOSSAS FALHAS É O MESMO QUE COMETER NOVOS ERROS"


A APRESENTAÇÃO DE HOJE FOI MUITO BOA!!!
ESTAMOS DE PARABÉNS...HEHE