segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fanfarras e Fanfarra

Hoje ao sair do ensaio fui surpreendido por um som de fanfarra muito bonito e muuuuuito alto. Não, não era a fanfarra do Hugo Lobo, muito menos a nossa. Era a fanfarra do Franklin , se não estiver errado. Isso me fez refletir no seguinte. Ano passado fomos os melhores, sem dúvidas, e digo isso sem qualquer defesa só porque estou na Fanfarra do Coleginho. Foi um feito único. Reunir um grupo de pessoas que nunca tocaram liderados por alguém que nunca ensinou e conseguir fazer história foi emocionante. Mas esse ano as coisas apertaram para a gente. Primeiramente, há aqueles fanfarristas que nunca pararam de ensaiar, caso do Hugo Lobo, que melhorou bastante. Está muito bem e caminha para a excelência novamente. E há aqueles que começaram depois da gente, caso de todas as escolas municipais, que têm melhor preparo, melhores instrumentos e principalmente, pessoas que já tocaram antes, que conhecem muito de música e que são muito regulares e bastante disciplinados. E no meio disso tudo estamos nós. Um grupo sem preparo de teoria musical, que começou um mês antes das municipais, que tem metade dos musicistas veteranos e a outra metade de novatos. E que infelizmente o professor deve fazer de tudo para que os alunos fiquem freqüentes no grupo e se esforcem. As outras escolas evoluíram tanto que até copiaram nosso jeito de tocar. Nenhuma escola antes fazia coreografia, nem tinham balizas com swing pois; agora não é surpresa que as outras estão ensaiando com passos marcados e com balizas mais dinâmicas. As músicas de muitas escolas eram presas na batida das marchas; hoje elas estão tocando ritmos populares como a nossa.

O fato é que as outras fanfarras evoluíram muito em menos de 1 ano. E nós? Bem, nós conseguimos também avançar em alguns pontos, mas muito pouco comparado com o ano passado. Claro que acredito que o grupo que tenho hoje é muito melhor que o do ano passado. Estamos bem melhores, mas ainda assim longe de onde poderíamos chegar. É difícil ensinar para aqueles que se esforçam muito e para outros que só enrolam. Sinto que se o grupo se dedicasse mais, se cada ala fosse mais unida, teríamos músicas mais cheias de quebra, com viradas, coreografias mais certas, introduções diferentes e outras músicas para ensinar. Infelizmente sou obrigado a repassar as mesmas lições porque algumas pessoas simplesmente não se esforçam em aprender. Do outro lado temos alunos que são constantes, que trabalham muito e ficam no mesmo aprendizado esperando pelos outros.

O pior é que minhas expectativas não são boas, sinto infelizmente que o grupo vai diminuir, assim como no ano passado. E a falha não é não dar conta de tocar, porque todos podem. A falha está em não se esforçar, não pedir ajuda; fingir que está tocando, tocar desmotivado. Isso tudo me irrita. Pois a fanfarra é um lugar de laser, de descontração, mas não se pode enganar os colegas, porque há outros que queriam muito estar com um instrumento na mão. E isso vale para a fanfarra toda, inclusive balizas.

Já conversei com o professor Joaquim e a professora Inaiane, semana que vem passo a lista com os nomes e as notas de cada um, e sei que muita gente vai ficar de cara virada para mim, mas não vou ser injusto com quem dá o sangue por esse grupo. No bimestre seguinte, conversarei com o Welder e Gilberto ou Oberdam e Nádia. E no bimestre que vem será muito mais pesada a dinâmica de ensaio, porque serão meses próximos de nossas maiores apresentações.

Após as provas para os taróis, teremos provas para as cornetas, sugiro que os corneteiros ensaiem sozinhos amanhã com o monitor após as 17 h, pois sei que muitos não conseguirão se não melhorarem. Há ainda músicos com erros primários, como inflar as bochechas para tocar. Tá, eu sei que minhas bochechas estão sempre infladas, mas isso não vem ao caso.

Na prova para tarolistas tirei as mesmas conclusões previstas. Valdemir, Tárick e Laiane se sairam muito bem. Estou sentindo falta de Mariane, que é um dos nossos maiores nomes. Ah, e talvez minha irmã (a Juliana) volte para o grupo. Samara era uma das musicistas que eu mais aguardara, justamente porque ela toca com uma técnica diferente e é muito boa no instrumento. Ela foi bem na prova, aprende muito rápido (acho que é a menina que aprende mais rápido no grupo), mas pode se destacar ainda mais. Pode ser a melhor se for mais constante e mais regular nos ensaios. Joyce não foi bem; mas a culpa não é do esforço que faz porque ela sempre vem aos ensaios e sempre presta atenção nas lições, ela só tem certa dificuldade mesmo de se encaixar na música. Nathane é outra que toca bem, mas apenas em grupo, certamente ela também precisa melhorar mais porque sei que ela toca muito bem quando está animada. Adair era o que já esperava. Toca bem, mas é desesperado demais. O garoto precisa controlar a ansiedade, deixar a mão mais leve, olhar para a frente e tocar as notas com mais precisão. Rayane é outra que tem se esforçado muito, fez uma apresentação bem tímida, errou algumas notas mas tem grande futuro no grupo. Ainda faltam, Camila, Mariane, Fernanda, Fernando e Bianca.

Bem, nossa última apresentação me mostrou o seguinte. Confio muito mais no talento de vocês do que vocês se sentem seguros. Como assim? Quando arrisquei fazer um final quase diferente para o Beatles, ninguém errou. E quando improvisamos a música do Divino também foram ótimos. E olha que quando anunciei a música muitos do grupo me disseram: - Não, não! Ta louco, a gente só ensaiou uma vez.
Mas eu sabia que daríamos conta do recado, sabia que vocês não iriam me desapontar. Por que? Porque ali vocês estavam concentrados, estavam tocando naquele momento de coração aberto e sorriso no rosto. E quando estão assim, confio em que tudo sairá bem. Quem dera fosse assim em alguns ensaios. Infelizmente para isso acontecer tenho que brigar muito e deixar um clima pesado, o que desanima a tocar e desestimula a algo novo. Todas as vezes que criamos uma música nova sempre foi num clima de descontração, mas uma descontração organizada, em que nunca tive que brigar com ninguém. São nesses momentos que as idéias surgem. Lembro até hoje de como foi criado o Beatles e o Rock. Do nada, ali brincando com um grupo em frente ao ginásio tive a idéia de criar algo. E assim foi esse ano com o Hip Hop, embora ela já estivesse na minha mente; e mais precisamente com Carruagens de Fogo que saiu do mesmo jeito, meio que brincando. Mas para isso acontecer é importante ser organizado e manter o compromisso. Hoje infelizmente Jaime deu provas de que falta compromisso, e não é a primeira vez. Fiquei perplexo de ver que enquanto o grupo tocava direitinho e marchava, o garoto simplesmente deixara o instrumento e estava ensaiando estrelinha com Caroline. Também foi a gota d’água para Ana Jéssica, que se estava no grupo foi por consideração minha; pois ela falta aos ensaios, falta às apresentações e não se esforça muito. Também a Daniele pediu para ser transferida para as balizas; mas o esforço de ficar nessa ala é o mesmo de estar com o tarol. Vamos ver se ela se sai bem; torço para que dê tudo certo. Depois de pensar um pouco, decidi entregar um dos taróis à Tayná e convidar o aluno Júlio, da 8ª A para integrar à ala dos surdinhos. Essa ala, inclusive, já deveria ter providenciado as baquetas novas, mas ainda não mostraram serviço.

Espero que tudo caminhe para melhor. Tive dois meses de muitas conquistas e muitas alegrias com o grupo; mas de tempos para cá sinto um clima de oba-oba que atrapalha bastante. Como disse, é só olhar para nossos colegas de outras escolas e ver o quanto eles se aperfeiçoaram. A Fanfarra do Coleginho também cresce, mas a passos mais lentos que o previsto.

Um abraço a todos e até quarta-feira.

24 comentários:

Adair Netoo disse...

euaxei que ia ficar mais chateado por ter errado a prieira musica, mais me surpreendi ao ver que nao, axo que aprendi uma coisa muito importante com a fanfarra, e que pode aser utilixsada em tudo ateh mesmo no baskete, onde axo que isso aconteceu tambem, ao ouvir a critica, em vez de pensar nela como barreira, pense como objetivo, desafio, e axo que mesmo que nao vejam, todos pensam assim na fanfarra, se nao, nao teriamos tocado no diogao e nem tentado a musica do divino na ultima apresentação, e axo que eh um pouco disso que falta, o negocio eé ver as dificuldades como objetivos,e nao como barreiras, talvez seja isso que falta pra gente melhorar mais e mais! XD
obs: primeiro pooost!XD

Valdemir disse...

breve correção

para prova dos taróis tah faltando bianca, camila, mariane, fernanda, fernando, douglas e leonardo neh.

Ah muitu obrigadu por ter sido escolhido como novo monitor da caixa, apesar de nao entender o motivo de laiane deixar esse cargo de tão grande importancia .

E nao como monitor mas como instrumentista, gostaria de pedir aos tarolistas duas coisas: que tds cuidassem de seu instrumento pois tdas quintas e terças eu arrumo essas caixas e olha que faltam muitas a serem arrumadas, eu arrumo as caixas nao eh soh para fikr com um som bunitinho, mas tbeim para o som da ala fikr mais alto e para cada instrumentista ter vontade de tokr. A outra coisa que eu gostaria de pedir a ala eh que nao conversassem e nem tocassem quando alex para uma musica ou quando ele esta flando, sei que eh dificil mas vamos tentar neh.(Fikei com vergonha quando li que a pior ala eh a nossa).

ah naum deixando de parabenizar os SURDOS , o som esta muito bom e sei que continuara assim . PARABENS.




abraco a tds
e
ate.

iiingrid! disse...

Aleex.. dá um desânimo meesmo, mas eu acho que see sairem algumas pessoas, não vai faezr um mal tão grande assim; claro que depende de quem vai saiir neh, maas se for por falta de esforço e por sacanagem eu acho melhor que saia mesmo. O quee não dá é ficar fazendo pouco caso assim qndo a gnt mais precisa, que é sempre neeh.. (:

Anônimo disse...

É alguns esse ano não estão levando a sério como antes, mas apesar de tudo vamos mostrar e defender o título de melhor fanfarra de formosa no 7 de setembro!!!!!!!!!!!!

Camila disse...

esse ano estou sentindo mais falta de a^nimo da nossa fanfarra, mais falta de interesse de mtaa gente.

Nãao quer dizser qee somos desanimados nem desisteressados, mas a turma do ano passado dava mais o sangue sabee.....

e isso tem me desanimado um pouco =/
a
mo mtoo essa fanfarra e éeh claro qee quero vê-la cresceer....

falta mais concentraçãao e disciplina de mtaas pesssoas.

Nos últimos ensaios tenho sentido qee alguns vãao so pra brincaar, enquanto Alex taah falando mta gente nãao presta atençaao... tem gente qee toca sentadooo... e isso fiica mtoo feio msm!

maas éeh isso aii....
a cada diia temos qeee melhorarmos maais...

beeijo genty ;*
ate quarta =D~

Breno :D disse...

Olha a fanfarra está crescendo muito + ainda tem pessoas q estão brincando e é bom mesmo q Alequis tireos da fanfarra se ta brincando sai !!!!!!!!!!

E aos 3 individos q me assustaram e à Paloma vão pagar muiiiiiiiitoooo caro !!!

E cuidado meninas TARÉK e pervertido !!!!! CUIDADO !!!


By:Breno

Paloma! disse...

a fanfarra ta enoorme, mais dá pra sentir desânimo meesmo!
tiipo,se a pessoa realmente goosta da nossa fanfarra, ela com certeza irá se esforçar, pqe as pessoas nunca fazer coisas que realmente gostam desanimadas e sem força de vontade.
nossa fanfarra ta enorme, e eu concordo com a Ingrid,se sairem algumas pessoas (depende de quem)nao vai fazer um mal tao grande assim.
aaah,mesmo assim, pra mim e pra outras milhaaaares de pessoas a nossa fanfarra continua sendo a mais linda dessa cidade viiu! *-*
bjos :*

Hellen disse...

Alex diz:O pior é que minhas expectativas não são boas, sinto infelizmente que o grupo vai diminuir...A falha está em não se esforçar, não pedir ajuda; fingir que está tocando, tocar desmotivado. Isso tudo me irrita. Pois a fanfarra é um lugar de laser, de descontração, mas não se pode enganar os colegas, porque há outros que queriam muito estar com um instrumento na mão. E isso vale para a fanfarra toda, inclusive balizas..." concordo plenamente com isso alex...axo q a fanfarra não é obrigatório todos estão lá por livre e espontânea vontade e por isso q devem levar a sério mesmo...acho q tem muita gente ali q só quer fazer nome tipo..."toco na fanfarra do coleginho" mais isso não quer dizer q a pessoa se esforça ..vejo muita gente ali desinteressada coisa q me irrita também...a fanfarra além de ser um lugar de lazer é também um lugar de muita responsabilidade...todos ali tem idade o suficiente pra saber oq quer,por isso queria deixar claro que como baliza me esforço para dar o melhor,isso pra mim é um hobbie magnifíco a melhor arte do malabarismo e por isso temos que representar direitinho a fanfarra q além de tocar dançam conforme a música coisa q as balizas até hj não estão fazendo,mais como nova monitora da ala pretendo fazer muitas mudanças como por exemplo o uso dos bambolês,swings flag e coriografias quero q a ala das balizas seja VALORIZADA e RECONHECIDA coisa q raramente acontece pq as pessoas acham q tudo q fazemos é muito fácil...pensam q girar uma "bolinha" é coisa mais fácil,mais não é...exige muita prática e coordenação motora,com as novas balizas que entraram vejo que agora o caminho vai seguir e que vamos arrazar !!!

Anônimo disse...

A lei de murphy foi feito pra mim,só pode pq no justo dia em q eu vô ajudar Alex na prova dos tarois e cornetas meu bombo (tadinho dele) rasga,e o pior faltam apenas 4 DIAS pra prova dos bombos, q dia o de hj heim !!!!!!!!!!!!!!!!

LUCAS THIAGO disse...

Tbm Mateus vce parece qe toka cum faca! E hje faaaltam 4 dias pra prova!

Anônimo disse...

Aham, não sei qual, que idiota a culpa não foi minha se DALITI tocou nele com baqueta de caixa!!!!!!!

Breno :D disse...

Olha vc esta muito critico de acordo com a musica ( vc q pediuu para comentar) não é Lukas Thiago mas por via das duvidas não vim comentas sobre isso vim lembrar de pagar os 2R$ PARA os bumbeiros e pagar Adair !!!!!!!!!

O Adriano cê tá mim olvindu !!!!!!


By:Breno

Anônimo disse...

Breno paranoico!!!!!!!! oi primeiro né Breno, mas não: paga, paga logo os 2 reais!!!!!!!!

Camila disse...

Aleeex, atualizar o bloog eeh boom neeh xD~
beeijos genty ;*

Breno :D disse...

Oi Matheus não vamos discutir aki !!!!!!
Cuidado atirador de FAKAS !!!!!!!!
apokspoakspkapskpakspaskpakpa !!!!!
Os professores na festa junina falaram q NOS podiamos ter abrido a festa junina( Eu btf )!!!!!!

E + uma vez não eskesa de pagar Adair se não segunda não vai tocar e mim mim mim mmim pagar os 2R$ dos Bumbeiros se não, não vão tocar !!!!!!!!!!

By:Breno

Paloma! disse...

Aleeex, atualizar o bloog eeh boom neeh xD~ [2]

iiingrid! disse...

Aleeex, atualizar o bloog eeh boom neeh xD~ [3]

qnd o povo começa a comentar ele não atualiza :P
APOKSPOKAPOSKPOAKSKOPASKAOPKSKOA

LUCAS THIAGO disse...

BREENO NUM SABE NEEM ESCREVER DOIS REAIS!! 2R$ naao eh a mesma coisa qe R$2

Breno :D disse...

Olá a TODOS, um dia WELDER diz o PICO e meu e eu ponho onde kser;
Eu digo o 2R$ é meu e eu fasso o q eu kser !!!!!!
Ouvirs-tes Três ratos cegos !!!!!!


By:Breno

Breno :D disse...

Todo Mundo entendeu Não eé espero q sim !!!!!!
E tem gente q não pagou-me e não deu o dinheiro para Adair


By:Breno

Breno :D disse...

Amigo fanfarão é o melhor !!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkk
spoakaosakpskpkspakspakspaksa


By:Breno

Anônimo disse...

Aleeex, atualizar o bloog eeh boom neeh xD [4]!!!!!!

Leonelle Valadares disse...

Sabemos da dificuldade que um ser humano encontra ao lançar e encarar desafios, sabemos do dia a dia corrido de um professor, que se estressa em meio a um emaranhado de provas e diários, de alunos e conteúdos, de normas a seguir, de eventos e reuniões propostos por instituição de ensino.
Dentre esta realidade destaca-se o professor Alex, que enfrentou céus e terras para que essa fanfarra deixasse de vez o papel, foi coerente e convicente, levou alunos e professores a vibrarem com seu projeto! Diante disso queridos alunos, sejam retribuidores de tamanho esforço e principalmente sejam disciplinados, uma vez que o carro chefe para o sucesso chama-se "disciplina". Sou aquela professora do Coleginho que fica agoniada ao precisar conversar com um pai de aluno as 17h e alguns membros da fanfarra em especial um rapaz do bumbo e uma moça do prato passam tocando e ensudercendo todos que permanecem no pátio, algumas vezes até já pedi ajuda a vocês e nao obtive muitos êxitos, porém quero deixar bem claro que admiro esse grupo, sei que dedicam tempo para os ensaios e que de alguma forma gostam do que estão fazendo. Mas lembro a vocês que o amor comanda o barco da vida,sem amor nada somos, por isso amem essa fanfarra, se doem a ela e apaixonem corações no 7 de setembro. Eu estava na UEG e realmente tenho que parabenizá-los!!!
Falta apenas nao tocarem os instrumentos com tanto vigor e frequência nos horários de saída dos alunos! ok?!
Alex saiba que as dificuldades são inúmeras,mas que te admiro por essa tamanha coragem, parabéns de coraçao, que Deus te dê a força necessária para continuar e alcançar seus objetivos nesse maravilhoso projeto!
Beijocas fanfarra querida! A melhor com certeza!
Tia Nelle

Unknown disse...

Obrigado Nelle pelas palavras de incentivo. Pode deixar que a parte disciplinar será melhor trabalhada. Nunca me decepcionei com meus alunos e tenho certeza que eles vão dar um show de classe e etiqueta.
Valeu!