segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pede pra Tocar! Pede pra Tocar!


Eram 17 da tarde, o sol despontava no horizonte e uma onda de calor emanava do cimento da quadra. Pontualmente os músicos chegaram, e com eles o nervosismo. Hoje teriam não um dia de prova, mas O dia de prova.

O professor, que maquiavelicamente estampava um sorriso, selecionou 3 monitores: um bumbeiro, uma pratista e 3 corneteiros. Pediu-lhes que formassem um grupo, e assim eles foram escolhendo seus companheiros. O teste era simples, cada grupo seria avaliado em diferentes critérios e em cada execução haveria aqueles que seriam eleitos destaques. Todos os grupos foram avaliados em música, coreografia, comando, tarolista solo e bumbos. Nesse momento todos ainda se divertiam; mal sabiam que o professor aguardava o momento de desferir-lhes um golpe.

O que se seguiu depois foi um teste de resistência, um teste sob pressão psicológica. As filas estavam impecavelmente formadas, podia-se ouvir o ranger de dentes de Ingrid e a respiração de Thailiny, embora não se precisasse fazer muito silêncio para ouvir a respiração desta última. Os olhares estavam todos ao redor da figura do professor, que exibia um outro semblante, uma cara amarrada; cara de pão-de-queijo saído do forno. Erguida a mão, os músicos já se preparavam; ao sinal todos tocaram como já haviam feito. O que seguiu durante as músicas foi pura tortura. O regente para em frente a Bianca Fandangos:
- Vamos, Bianca. Erre! Mas erre feio pra todo mundo ver. – Dizia ele. A moça tentava se concentrar, as mãos seguravam as baquetas tal qual o médico segurando o bisturi. A testa enrugou, os olhos se fecharam e na mente dela só a música. Mas entre cada batida do tarol ela ainda escutava:
- Não acredito que você seja tão ruim assim.


Caminhou ele com um passo pesado, as mãos para traz como o carcereiro que ri do preso, só esperando pela próxima vítima.
- Você é horrível, Carol. Pede pra sair do grupo. Ainda dá tempo. Você é péssima.
Caroline, exibindo seu novo penteado, segurou os pratos com tanta vontade que nem uma mãe seguraria tão firme seu filho se este estivesse em perigo. Fez de tudo para não se abalar, mas algumas notas passaram erradas depois de um sermão desses. E ele ainda se divertiu um pouco mais.
- Triste o seu jeito de tocar.
Mesmo assim, a pratista foi determinada e não entregou os pontos. Agüentou a pressão e começou a tocar melhor.

O professor continuou sua busca pela presa perfeita. Ele acabara de avistar um rapaz. Um garoto fortinho, todo descontraído e alegre, que tocava com uma vontade sem igual. Ele exibia uma cabeleira a la Tim Maia, camiseta larga para facilitar os movimentos e tocava bumbo como poucos. Foi quando o instrutor disse:
- Horrível, não é?
- O bumbo?
- Não, você!
O semblante do garoto foi de completa decepção. Logo ele, que se dedicava com tanto afinco. Que ficava horas e horas consertando os instrumentos só pelo prazer da música e que nunca faltava um ensaio.
- Por que eu?- Pensou Breno. – Esse cara tá de sacanagem comigo. Não pode ser.
Quando ele parou de pensar, seus olhos perdidos se voltaram, e ele se assustara com o professor que ainda estava parado na sua frente, ainda carrancudo e cheio de marra.

- Por que você ainda não saiu do grupo? – Disse o sádico regente à menina-fante.
- O que?
- Por que você ainda não saiu do grupo?
- Por quê?
- Porque você é péssima.
Nesse instante, um vento muito forte passara pela quadra velha. Era a respiração de Thailiny que ficara ofegante depois do que foi falado.

- Você toca igual a uma mocinha, Lucas Thiago.
- Eu?
- É. Você é o que? Um homem ou uma garotinha.
- ...
- Você toca igual a uma mocinha, um pêssego.

Não se dando por vencido, pois gostava de testar a paciência dos alunos, o professor continuou seu teste. A única bumbeira do grupo seria agora o alvo.
- Ingrid, tanto tempo aqui e você ainda toca desse jeito?!
- De que jeito?
- Muito mal! Está péssima, horrível!
- Mas o que eu estou errando?
- Tudo. A música toda tá sem graça por sua causa.
Nesse instante, a garota tocou cada nota como se fossem as derradeiras, como se estivesse em jogo sua integridade. Ela passou a tocar com precisão cirúrgica, além de rodar as baquetas em todos os sentidos, num malabarismo frenético.

Em seguida, tivemos os momentos mais desesperadores. Paloma estava toda concentrada, tocando de forma vibrante seu par de pratos. Nem cabeleira ondulada que ia pra lá e pra cá ou a franja que caía nos olhos era capaz de tirar-lhe a vontade ou a concentração. Sem perceber o professor já estava de frente para ela.
- Eu pensei que você nunca fosse perder seu posto, mas não vai dar para você ficar como monitora não.
- O que!
- Foi o que eu disse. Você está péssima, está horrível.
- O que eu fiz de errado?
- Você tem errado muito ultimamente.
Antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, a única coisa que viu foi a figura do instrutor dando-lhe as costas em sinal de desapontamento, até que sua vista embaçou e os olhos fizeram força para não chorar.

Não tiveram a mesma sorte outros dois. O professor já sabia que Mayla era uma vítima fácil de seus planos ardilosos. Ao se aproximar dela já foi logo ríspido:
- Não vai dar para você continuar. Você erra demais. Faz tudo errado. Toca direito!
Não havia qualquer chance de ela dizer alguma coisa. Todos sabiam que Mayla era a menina mais sensível da fanfarra, tem muita determinação e toca bem; mas seu estado emocional é frágil. Não demorou para ela sair da formação, respirar um pouco e se derramar em lágrimas. Vinícius, então, o tarolista novo; nem teve a atenção chamada, mas chorou como o condenado que vê a forca: - Ele não gosta de miiiiiiiiiiiiiim! Eu não vou conseguiiiiiiiir!

Quando todos ainda se recuperaram do susto, o professor exibiu um sorriso e dissera que tudo não passava de uma brincadeira. Na verdade um teste. Era preciso que os músicos se concentrasse e jamais perdessem o foco na música, não importava o que se dissesse.

Ainda assim, disse que alguns alunos passavam a estar em observação. Que estes deveria procurar ajuda com os monitores, com o professor ou qualquer outro colega. Os novatos não devem se preocupar, pois foi o próprio instrutor que os escolhera e ele tem plena confiança no trabalho de vocês. As veteranas que estão em observação devem ter a mesma determinação de aprender como tiveram no ano passado, e os escolhido, não podem deixar de aprender cada vez mais.

Um dia desses ainda encontrei esse professor pior aí, paramos para conversar sobre o trabalho. Eu insistia em dizer que os jovens de hoje nada querem e que não há chance para a educação. Felizmente tive os ânimos mudados quando ele me respondeu:
- Olha, sei que é dificílimo ser professor. Os momentos de desgaste são muitos, mas há ocasiões em que meu trabalho é o melhor do mundo. Vou te falar de um grupo talentoso que tenho numa escola ali chamada Colégio dos Sagrados Corações. Os meninos saio supereducados, nem todos estão dispostos a aprender, passam o tempo todo faltando a ensaios. Mas muitos se dedicam com o coração todo. São momentos que vivo ali que jamais trocaria. Claro que há muitos outros momentos mágicos na minha vida, momentos em que divido, por exemplo, as estrelas no céu com a única pessoa que toca meu coração de verdade. Mas quanto ao trabalho, esse grupo, a fanfarra, consegue me motivar cada vez mais a ser uma pessoa melhor. Me faz acreditar que os jovens ainda hoje estão dispostos a ser pessoas melhores. Ali encontro companheirismo, espírito solidário, diversão e estudo. Quem diz que tudo ali é brincadeira é porque não sabe o quanto eu sou exigente. Muitas vezes tenho que falar alto com alguém, ou mesmo dizer umas verdades para que o aluno cresça, para que seja melhor no que faz. E tudo isso compensa muito. Sei que depois das broncas, a dedicação aumenta, a disposição em mostrar garra e competência de tanta raiva guardada por mim faz dos alunos excelentes músicos. Os outros momentos também são importantes, e são muitos. São momentos em que fazemos piadas uns dos outros, em que colocamos desafios e brincadeiras para testar cada um, momentos em que o companheirismo faz de nós uma fanfarra diferente. É por tudo isso que ali no Colégio dos Sagrados Corações temos uma outra família. Claro que nunca poderemos comparar nossa família de verdade ou mesmo as pessoas mais importantes das nossas vidas. Mas ali, temos uma união sem igual, um espírito coletivo e uma vontade de fazer bonito, como nunca se viu. Cada vez que a fanfarra toca o coração, são os nossos corações também que se estremecem. Cada vez que conseguimos aprender algo novo somos tomados por uma sensação de vitória como poucas vezes iremos viver. Sempre que nos olham, muitos desejam estar nos nossos lugares. Depois que tudo acaba e o silêncio fica por ali, só não sentimos um vazio porque estaremos ali de novo. Mas quando isso não mais acontecer, vão ficar as lembranças de tudo de bom que lá passamos. Naquele lugarzinho antes abandonado ficam os talentos. Ali onde só havia o silêncio reina a música. É nesse lugar que fiz amigos, nesse lugar que me sinto bem. Tenho enorme cuidado e carinho por todos. Por mais que alguém insista em dizer que eu não dou a devida atenção, saiba que meus olhos e ouvidos sempre acompanham todo. Sei como cada um toca, os trejeitos de cada um, os medos e receios, as dificuldades e as histórias. Não morro de amores por muitos alunos. Pela maioria e apenas sou professor e mantenho uma relação profissional. Mas há alunos que conseguem me cativar, e muitos deles fazem parte desse grupo. Há outros que admiro muito, e ainda não entraram para a banda. Mas eu sou paciente, ainda vou esperar. Outros nada querem com a fanfarra, e ainda assim sinto enorme admiração. O magistério é realmente difícil, mas momentos tão encantadores como esses mês fazem acreditar que ser professor é realmente para poucos, que o magistério é para a vida. E lá na quadra velha admiro a vida em todos os sentidos. Fico emocionado com os pássaros que passam por lá, com o pôr-do-sol que nos recebe e com os amigos; além da pessoa que mais amo, a minha noiva, que às vezes vão nos fazer companhia. São por esses momentos sublimes e pelas pessoas maravilhosas que os meus alunos e amigos são que digo que ali não temos apenas uma fanfarra, mas a Família da Fanfarra do Coleginho.




Boa noite e boa música.

32 comentários:

Anônimo disse...

ahahaha!! primeiro a postar no blog !!!!!!!!! alequis vc esqueceu de dizer o novo apelido de lucas thiago q é PESSEGO KKKKKKKKKKK.
Alex: vc toca q nem um pessego, foi muito loko!!!!

Breno :D disse...

Bom depois deste poste gigante lagrimas correm em minha face, tocou no fundo do coração!!!!!
Mas xega de emoções boas é hora da discurção !
Alequés quando se situa-se perto de Mim e diz akilo tudo minha baketa estava sobre a minha cabeça onde eu penso:
- Ahhhhhhhhh !!!!!
- E hj q Alequés va morre, baketa por favor se desloke e akabe com a minha afliçao !!!!!
- Viri-se e destrua Alequés !!
Eu penso novamente:
- Não ele nao merece morrer aki me aguarde, maiiiiiiis será q nao e brincadeira?
Quando vejo ele falando com Thailiny e percebo a brincadeira !!!!!

Essa foi a segunda depois de 1 de Abril !!!!

By:Breno

P.S. nosso aguarde !!!!

Breno :D disse...

O pessego ta mi ouvindo !!!!!!
Pessego ta ai ?
Pessego, pessego ?
oaskapskapksapksapksapokspa

By:Breno

Anônimo disse...

o pessego cê tá me ouvindo?????
kpaskopakspoaksoapksaoskp

Unknown disse...

Esse pêssego é uva.

Breno :D disse...

Esse Pêssego é uva [2] !!!!!!!

By:Breno

Hellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Silva disse...

Bom a Hellen não ta conseguindo postar no blog a 1 semana então vou postar o que ela me pediu.

Oi gente =D estou aqui para explicar a ausência das balizas aos ensaios da fanfarra..não sei se vcs sabem mais essa é a ala q mais ocorre mudanças...teve balizas q sairam outras q entraram...outras q nunca apareceram...as q entraram agora Sheila,nayara(a irmãzinha dela)e dani são garotas q me surpreendem a cada dia,interessadas sempre perguntam,querem saber de tudo,nomes das musicas,coliografias,
intimidade com o swing coisa q precisa ter para saber dominá-lo,antes era só eu,Dreza e yasmim, existiam outras mais pela falta de tempo n puderam continuar,pq não dá para dizer que é baliza sem se dedicar ao máximo,sempre disse q as coisas tem que ser levadas a sério mais ´pena q nem todo mundo pensa da mesma forma que eu,tive q começar do zero com TODAS,por serem ainda aprendizes de baliza tem
q ter muita paciencia,elas estão timidas ainda na frente da fanfarra,tive q dar uns toques sobre o swing elas estão com medo da bolinha ainda huahuahahauauhahauha e qndo alex me chamou para ser monitora quis fazer muitas mudanças,como por exemplo colocar uma com swing flag,outras com swing poi,bambolê e muita coliografia,a fanfarra já dança as balizas tem q dançar mais ainda,por isso nossos ensaios são separados pq precisamos escutar a musica mais de 4 vzs e o alex n vai poder repetir as musicas sempre para nós por isso pedi para o alex o DVD do desfile do dia 7 se Setembro de 2008,pedi para tirar o áudio e colocar como CD estamos ensaiando com as musicas,peço
para alguns musicos como Sávio e outro menino q esqueci o nome me ajudarem a lembrar dos nomes das musicas,estamos com 4 coliografias prontas: funk do lander,Beetles,rock,carruagem de fogo...as outras ainda n ensaiamos pq o o CD só tem as musicas do ano passado,por isso queria um dia gravar o ensaio de vcs para atualizar os nossos ensaios tmb com as músicas,tenho certeza q se continuar assim vamos
fazer bonito do dia 7 setembro,torço para q dê tudo certo,espero q tenha explicado e deixado claro a nossa ausêcia,logo logo vamos comparecer aos ensaios,estamos nos preparando....
um beijOOo....\o/ \o/



bY Helllen

Hellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Bom depois deste poste gigante lagrimas correm em minha face, tocou no fundo do coração!!!!! [2]

boom.. ainda beem qee fuii embora maiis cedoo e ele nãao fez isso comiigo >.<
spdkpaskdpadkap²

e o ensaio onteem fooi óteeemoo ;)

beeijo geenty ;*

LUCAS THIAGO disse...

POOOOOHA! PESSEGO EH PAAIA! HEIN ALEX! ONTEEM FOI MTO BOOM! ENGRAÇADO TBM! EU NUM GUEENTEI QANDO ALEX COMEÇOU A FALAR AINDA POR CIMA ACERTEI A BAKETA NELE!

Paloma! disse...

nossa,ontem a gente passou um sufooco viiu! KKKKKKKKKK
agooora a gnt acha engraçado né,mais na hora!! OPSAKOSPA
concordo com oqe voce disse Alex, as vezes é preciiso botar uma pressão pra pessoa se esforçar mais e maais!
aaah,essa fanfarra é minha 2ª família, é lá que eu me divirto e encontro meus amigos de verdade!
é muito bom quando temos platéia da Lilian e da Pâmella, a gente fica sempre muito feliiz!
até mais tarde galeera!!
e vamos dar um VIVA pela volta do PACMAN! \o/

Hellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Siiiiiiiim, eu estoou mtooooooooooooooooo indignadaa com vc Aleeeeeex ò.ó

vc disse qee nao teria ensaio na terça... e teve ensaioo na teerça, perdii o ensaio de teerça ò.ó

e hj... quarta feiira, chego laa no colegio e a tiia Lilian fala: nãao vaai ter ensaiio
eu digo: voou mataar o Alex (cara de indignaçãao)

ò.ó
e o bunitiinho fiica indo passaear em BSB... ¬¬" ASPODOADASOJDAOSIDSA'

beeijo genty ;* até QUINTA, eu espero >.<

Adair Netoo disse...

Bom depois deste poste gigante lagrimas correm em minha face, tocou no fundo do coração!!!!![3]

"minha noiva, que às vezes 'vão' nos fazer companhia"
obs:isso eh pq eh professor de portugues!kkkkkk

e otra, quem disse que a fanfarra vai acabar? de depender de valdemir, ele vai ser voluntario, vai ser cobaia em algum laboratorio por aii, dai, vão nascer 16 braços nele depois da experiência, dai, ele vai ser o fanfarra man.

valdemir diz: eu sei tocar todos os instrumentos!hahahahhahahahahahaha

Adair Netoo disse...

alias,
Esse Pêssego é uva[3]

e valdemir é FROXOOOOOOOOOOOOO!!!!!
KKKKKKKKKKKKK XP

iiingrid! disse...

P.S[pré-scriptum x)]: Primo, a frase do Alex tá certrinha sim. O 'vão' não se refere apenas à Lilian, mas se refere tbm 'aos pássaros que passam por lá'e 'ao pôr-do-sol que nos recebe e com os amigos'. Agora pode me dar nota em português, Alex. AKSOPKAPOSKOPAKSOPKAOPS

Mas eiim..
quase chorei, doido! Aquilo lá é com certeza uma família pra mim, e ano que vem vai ser MUITO difícil me separar daquilo que me faz um bem tão imenso. Agradeço desde já todos os momentos impagáveis que a fanfarra já me proporcionou e pelos que ainda vai proporcionar; agradeço principalmente à vc, Alex, por ter sido o principal mestre disso tdo desde o começo! Vc tem minha admiração e meu apoio sempre, pode ter certeza! (:
E UM TRILHÃO DE VIVAS PAARA A VOLTA DO PAC MAAAAN o/ o/ o/ o/
AOPKSOPAKSPOKAOPSKPOAKSPOAK
;D

Beiijo fanfarra Liinda!
:**

iiingrid! disse...

P.S[agora, Pós msm]: é 'certinha' q eu queria dizer ali em cima, e minhabarradeespaçotámeioestragada ;/
:D

E Alex, sabe aquela parada lá? Chegou vlh! Fala com a irmã amanhã! Coisinha lá tava doido pra tee contar, tava mto empolgado, dps te conto! Achei meio estranho, mas dps fiquei feliz por ele. Amanhã ele te conta!

APSKAOKSOAKOSKAOPKSAOPKSOPAKOSKAOSOPAKSOPAKOPSKAOPSKAOPSKOPAS
:P

Adair Netoo disse...

tah explicado primaa! mal fessor! eh que com o olho cheio d'agua num deu pra ler direito...XD
e prima, parabéns! que minina estudiosa! meu orgulho! *-*

Camila disse...

Siiiiiiiim, eu estoou mtooooooooooooooooo indignadaa com vc Aleeeeeex ò.ó [dinovo]
hj..... quiiinta feiira ensolaradaa... dia do jogo do Brasill....

chego no colégio todaa feliiz pra tocaar, e NÃAO TEM ENSAIO DE NOVOOO! ò.ó
(ate levei meU irmãao... ele ficou com uma cara de decepçãao enorme ;X SPDKASPDKSAPDPASD)


atee um diia neeh qee tiver ensaioo
beeijo genty ;*

Breno :D disse...

Camila kalma Alequés ultimamente esta assim !!!!
Segunda tem ensaio !!!
Ta Camila e leva seu IrmãO btfé q ele toka muito melhor q muitos !!!!!

By:Breno :D

iiingrid! disse...

Graciiiinha né primo! Qndo falo essas coisas atépareço gente =D opa..
eerh, mas enfim, fiquei com dó da camila :P Leva seu irmão na segunda mesmo, concordo com o Breno! =D
AOPSKOPAKSPOAKPOSKAPOKSPOAKS

Anônimo disse...

Credo Michael Jackson morreu .... trajico!!!!!!!!!
apoaksaposkaopskaopskaopskaopskaop

iiingrid! disse...

Ou mái Gódi!
3 horas de silêncio..
Agora, sem brincadeira, de certa forma foi uma grande perda sim.

Breno :D disse...

GOOD evening Michael Jackson !!!!
Sem gracinha agora !!!
Foi uma grande perda !!!!!!!

By:Breno

Camila disse...

Michael Jackson
nãao gostava delee...
mas grande perda siim (F)

Anônimo disse...

Credo Camila!!!
vc nunca tento fazer o moonwalk(dança do michael jackson pra trás)
????!!!!
MJ: THE KING OF POP!!!!!!!!!!!
apsokaposkaposkaopskpaoskapo

Camila disse...

APKDPAOSKPODKAPOD'
ja teentei siim Matheeus...
num eeh qee eu mãao godtava DELEE
só nãao curtiia as musiicas deele xD~
THE KING OF POP
odjfaoijdaoijdaoiioadaiod'

Paloma! disse...

ele era tão massa veeei :/