sexta-feira, 27 de junho de 2008

Diário de Ensaio - Gente Nova e Ritmo Novo

Boa noite a todos.

Começo esse diário de ensaio reafirmando aquilo que muitos já cansaram de ouvir: acredito que a Fanfarra do Coleginho será a melhor fanfarra da cidade.
E não é demagogia não. Os instrumentistas que estavam presentes hoje pegaram direitinho o ritmo novo, e a marcha de combate que pensei que demorariam a tocar já está ficando legal. Com essa rapidez no aprendizado, fica mais fácil para mim passar outros detalhes que fazem diferença, como finais de música diferenciados, quebras, paradinhas, viradas e outras cositas mas.

Deixo claro também que olhando o vídeo de nossa última apresentação percebi erros grosseiros como, bumbeiros que conversam durante e antes das músicas; músicos que não marcham, mas caminham; cornetas que limpam o instrumento de forma muito indiscreta; pratistas sem sincronia e bumbos que não giram baquetas ou tocam apenas com uma das mãos; ou o que é mais triste, pessoas desfilando de cara amarrada, muito fechada, como se fosse uma tortura tocar. É possível sim tocar com concentração mas demonstrando alegria na postura e no rosto de forma discreta. Tudo isso deve ser corrigido, e NOS ENSAIOS.

Reforço aqui ainda outro pedido. Muita gente já conseguiu criar muita disciplina e elegância durante os ensaios, como por exemplo a Ingrid, a Mariana, o Wallison, a Aline, o Lucas (do surdo), a Bianca (da caixa), a Paloma, a Karoline Alves, Ana Jéssica e outros que não cabe aqui dizer que nunca precisei chamar atenção por indisciplina. No entanto, outros insistem em continuar a conversar, a tocar ou fazer qualquer outra coisa fora de hora. Confesso que essa fanfarra tem mais talentos que outras fanfarras, porém sofre muito mais de indisciplina que as outras. Em nenhuma outra fanfarra o professor briga tanto com o comportamento quanto eu brigo. Fica aqui o pedido para que muitos possam se corrigir. Quando o professor apitar é porque é importante ouvir, por mais ionteressante que seja sua conversa com outra pessoa. Jamais toque o instrumento a não ser que o professor peça. Quando se pedir que apenas determinado instrumento toque, mantenha o seu em silêncio; e durante os ensaios, porte o seu corpo da mesma forma que nas apresentações. Não gostaria de ser mais enérgico, mas há casos em que é necessário. Vou pedir aos engraçadinhos de ensaio para que voltem para casa mais cedo. Afinal, temos uma desvantagem de apenas 3 ou 4 anos de ensaio em relação à maioria das fanfarras ativas aqui; é preciso concentração e dedicação em melhorar ainda mais.


Assim como muitos, também gostei bastante da música nova. Fiquei muito surpreso com duas coisas: em ter inventado esse toque quase que na hora, de improviso (as cornetas que estavam lá mais cedo sabem disso, pois estávamos ensaiando outra música) e pela rapidez em que toda fanfarra assimilou a música. Prova do talento de vocês que sempre me surpreende.
Muitos já empolgaram e disseram que é a melhor música. Mas acho que é só empolgaçã mesmo porque tocar música nova é sempre bom. Afinal, antes diziam que o Funk do Lander era a melhor; depois disseram que o Funk da galera era a melhor ( e olha que antes achavam a pior), depois disseram que o máximo era tocar Baião; até ontem muitos diziam que a melhor era a Marcha de Combate, agora é o Rock. Como eu disse, é empolgação por ser música nova.
na minha opinião: todas são ótimas! E é preciso ensaiar todas, para melhorar as novas e não esquecer as antigas, que ainda podem receber mudanças (lembram que a Marcha antes não tinha um final?).

Termino essa coluna extendendo as boas vindas aos alunos novos (quem os conhece passe o endereço do Blog para eles via e-mail, Orkut, MSN, celular ou sinal de fumaça).
Parabéns pela chegada do corneteiro Fred; a pratista Verônica; aos surdistas Jaime e Mateus. Me desculpem as meninas que entraram agora no surdo que não lembro o nome, mas com certeza serão homenageadas aqui também. Um toque de boas vinas a todos!

É isso aí, gente, muita dedicação, preparo, entusiasmo e elegância para honrar a camisa do colégio. Afinal, vamos brigar e muito para sermos os melhores da cidade.

Obrigado e boa música.

7 comentários:

Unknown disse...

REALMENTE... FALTA UM POUCO DE DISCIPLINA DO PESSOAL
QUASE NUNCA DÁ PRA ENTENDER O QUE O ALEX FALA LÁ DO FUNDO
E O RITMO NOVO É O MELHOR MESMO
KKKK
ACHO QUE ELE PASSOU A SER O MELHOR QUANDO O ALEX FALOU QUE É EXCLUSIVO DO COLEGINHO!!!
HEHE

wallison disse...

concordo com Mariana, nos ficamos que nem barata tonta la no fundo...
mas ae o rock é bem mais empolgante ele é animado e concerteza qdo nos tocarmos ngm vai ficar parado!

Paloma! disse...

falta mesmo... até do lugar onde as pratistas tocam que é bem próximo, de vez em quando não dá pra escutar o que o professor fala! :/
aaa, mais o ritmo novo é bom dmais!! há empolgação mesmo, mais esse foi o que eu mais me identifiqueei! :D
:*

Verônica disse...

Obrigada pelas boas vindas...
Nossa eu estou amando a fanfarra antes eu tbm achava o funk da galera o melhor mais depois que Alex fez o rock de uma musica do elvis agora sim é o melhorrrrrrr

kkkk
bjo a todossss

Verônica disse...

Ha e o nome das meninas são :Teresa e Mayla ..
kkkkk

Anônimo disse...

aahh..com certeza o rock é o meLhorr...boom de maais...
empoLgaNte.. xD
uASUahsu
;*

Anônimo disse...

Ahhh...pra falar a verdade acho q quem toca MEEESMO é o wallison =D
ele tocaaaaaa demais....pior q é flameeguista ¬¬'