quinta-feira, 16 de abril de 2009

Música Nova em Clima de Esportes


Há coisas na vida que são muito engraçadas, mas só engraçadas depois que passa o momento de raiva. Hoje saí mais cedo do Hugo Lôbo e queria chegar ao Coleginho, mas caía uma chuva daquelas. Esperei um pouc, esperei mais, esperei mais ainda. Nada da chuva passar. Num daqueles momentos de genialíssima burrice acreditei que a chuva estivesse acabando e arrisquei aproveitar o momento para sair. Ledo engano, a chuva começou mais forte ainda. Tentei me refugiar na garagem de uma cada mas não dava, o vento trazia a chuva. Tentei chegar ao colégio e mais chuva. Pior ainda, quando tentei atravessar a calçada, ploft! Meu pé foi todo na água da enxurrada. Fiquei supernervoso, meu tênis ficou ensopado e minha calça, encharcada. Não tinha jeito tive que ir me trocar, porque tomar banho já não dava, estava muito atrasado. O pior de tudo, quando seguia meu caminho para casa, abriu um sol fulgurante no céu. Nem acreditei. Parece que houve uma conspiração contra mim. Esperei a tarde toda e só chuva. Dois minutos depois que me arrisquei e fiquei molhado, o céu se abre. O jeito foi chegar atrasado ao ensaio.

Mas tudo compensou. Tocamos muito bem hoje. Apesar do clima descontraído até demais e das pouca pessoas, tudo correu muito bem. Fico muito impressionado com o aprendizado de muitos. Hoje aprendemos a 3ª parte da Cadência e arriscamos uma música nova: o tema das Olimpíadas, Carruagens de Fogo. Pensi que não fosse possível tirar as notas necessárias na corneta, mas no fim até que deu certo. Já tinha na cabeça como ia ficar o resto da fanfarra. Resultado? Maravilhoso. Não sei a sensação de vocês, mas a minha é de conquista, pois não vejo apenas como uma música nova, mas um desafio. Houve um momento em que ela ficou linda, e outros em que ela estava pavorosa. Mas uma coisa é certa: as cornetas precisam se esforçar ainda mais agora, pois a música gira em torno delas. A Cadência com suas 3 partes também parece ter ficado legal. É tudo questão de consertar a 3ª parte e acertar as entradas.

Momentos engraçados também surgiram, Lucas Thiago acertou o próprio dedo girando uma baqueta, Gustavo errou mais que de costume, tocamos exaustivamente o Funk do Lander e muitos alunos sobraram nas músicas. Para perceber como os alunos estão individualmente, decidi misturar as alas. O resultado não poderia ser mais revelador. Alguns músicos só conseguem tocar direito acompanhado de seus colegas. Isso é grave. Cada um deve estar preparado para tocar mesmo se form o único membro da ala. Além de errar o tempo das músicas, também não sabiam o que fazer e esperavam ouvir os colegas tocarem. E não estou falando de novatos não apenas, veteranos também estão perdidos quando separados do rebanho. Cômico mesmo foi ver a fanfarra toda se mexendo de um jeito muito estranho quando estão todos misturados. Muito comédia.

Hoje deixei passar o lance da chamada por causa da chuva. Embora ela tivesse parado em tempo de ensaiar. Mas quarta-feira próxima será necessário fazer esse controle. Afinal, como bem disse o Anderson, muitos colegas de outras fanfarras não perderam tempo e começaram cedo a ensair. Também, por melhor que toquemos, precisamos ser perfeitos e humildes para não deixar se abater em nós a arrogância e a auto-estima supervalorizada. Quem não se lembra da apresentação no colégio Montessori? É preciso mais ensaio, mais dedicação, maior precisão.

Para esse controle, será feita chamada em todos os ensaios. Cada aluno pode faltar 2 vezes por mês. Atingindo uma 3º falta, estará ele sem direito aos pontos de apoio em outras disciplinas (1 em Língua Portuguesa e provavelmente 1 em Matemática no próximo). Atingindo 5 faltas no mês, o aluno corre o risco de perder o instrumento. Não dá para achar que a fanfarra é só lazer, diversão e oba-oba. Temos que brincar muito , curtir bastante, mas sermos responsáveis com a tarefa de abrilhantar o Coleginho.

Uma coisa que me deixa muito contente é a rapidez do aprendizado e nossa criatividade em adaptar músicas e inventar outras. Ainda não temos um mês de ensaio e já criamos 3 músicas novas completas, uma a ser trabalhada e a segunda parte de outra música. Com muita dedicação podemos atingir a meta de desfilarmos no dia da independência tocando 17 músicas pelo menos. É muita coisa para uma fanfarra, mas nós podemos.

Bom espero que todos estejam felizes. Semana quem vem aguardem por novidades aqui no Blog. Tenham uma ótima noite. Estudem direitinho, coloquem aquela roupa confortável de dormir no frio, coma uma bobagem ou outra, postem no blog e vão dormir que amanhã tem simulado, tá.


Ah, faremos uma campanha no colégio para levantar o muro do Lucas Thiago que caiu.
Também aceitamos doação de band-aids e curativos diversos para Lohaine, que se "acidentou", uhauhauhauha.

Vocês são demais.

Uma boa noite.

4 comentários:

Paloma! disse...

foi muito bom o ensaio de hje, alegre e descontraído (tirando a meia hora de funk do lander que quase matou as pratistas viu Alex!) KKKKKKKKKKK
to brincando,sairam muito lindas as músicas que tocamos hoje,eu acheei!
a música das olimpíadas ta MUUUITO legaal viu,ainda mais no final quando todo mundo abaixa! KSAOKSOPAOKP
hahaha, Lucas Thiago,fique tranquilo,iremos te apoiar na causa do seu muro caído! POKAOPSAOP também... com essa chuva de hoje não há muro que aguente viiu! "/
ADOORO ESSA FANFARRA! o/
beeijos :*

Breno :D disse...

É foi muuiito massa !!!!!!!!!
Não to como inspriração hoje !!!!!!!

Só Xau

By: Breno

Camila disse...

o ensaio onteem foi lindooo *-*
a cadência saiu quase cderto...ficou beem bobitinho... =D
e...
a musica novaa (das olimpiadas) taah ficaando mtoo boaa =D

e... acho qee essa musica éh o nosso temaa... =D


beeijo
ate segunda feiraa ;D

LUCAS THIAGO disse...

Valeeu pela consideração do muro ALex! OKKOPSAKOPKOSAKOKOSAOSAKPOSAPOKSAPK Mooosso cheguei em ksa tinha agua ate no meeo quarto!