segunda-feira, 27 de abril de 2009

Regras, Surdos, Alegria e Muito Mais!


Hoje foi um dia muito bom de ensaio. Arrisco a dizer que foi o melhor dia. Em todos os outros havia muita descontração, brincadeiras, um clima de festa e tal; e isso me preocupava. Não que tudo isso não me agrade, pois gosto dessa fanfarra do jeito que ela é. E quando eu era músico de outra fanfarra também era meio doidinho das idéias e inventava coreografias só de brincadeira, tocava de um jeito diferente só para fazer graça, mas muito do que eu fazia era para animar a galera. E se os alunos parecem o professor, que bom que vocês não são músicos carrancudos, fechados e de mal humor, que tocam sérios sem se divertir e curtir o momento. É claro que tive que mudar um pouco, quando se é o regente, deve-se tentar manter o controle do grupo para que tudo não pareça um caos. Por isso assumo uma postura mais séria, e quando preciso até preciso ser um pouco duro nas palavras. Mas às vezes não há como prender o riso e a alegria contagiante do grupo.

No entanto esse clima de oba-oba me deixava preocupado. Seria esse corpo de músicos talentosos suficientes ou apenas gostavam de brincar de tocar? Depois de nossa conversa séria de hoje tornei a ter ânimo. Começamos os ensaios desse ano com bastante surpresa e rápido os novatos aprenderam o básico. Mas o tempo foi passando e confesso que senti uma ponta de desapontamento, pois alguns alunos não atingiam as expectativas criadas. Mas hoje eu pude comprovar o quanto essa fanfarra é talentosa. Saí do ensaio cheio de entusiasmo, embora ainda sinta um pouco de receio quanto à apresentação na quarta-feira. Hoje não me preocupei com arranjos nem fiquei tocando durante muito tempo para acertar com os corneteiros as notas certas. Fiquei a observar mais como cada um tocava. E podem ter certeza que observei cada um. É difícil falar de todos, mas destaco aqui os novatos que já demonstram avanços. A primeira delas é a Thaíza que me surpreendeu muito em algumas músicas, principalmente na apresentação de Carruagens de Fogo, música em que algumas pratistas ainda não conseguiram acertar as batidas certas. Entre os bumbeiros a Ingrid tem mostrado muita disposição e vontade de aprender a tocar as músicas sempre girando as baquetas, colocando alguns garotos contra a parede. Nos surdos o destaque vai para toda a ala. É um dos grupos de surdistas mais competentes que já vi. E olha que para quem achava que esse era um instrumento fácil, se surpreender ao ver os garotos tocando com notas diferentes dos bumbos e até com mais notas, e podem ter certeza que vão se destacar ainda mais. Para as cornetas é difícil escolher um talento apenas, pois a Thailiny tem mostrado muito progresso (sentimos sua falta hoje), Vanessa está indo muito bem e até o mais novo, o Sávio, já tem conseguido melhores resultados. Nos taróis a situação é difícil. Essa tem sido a ala mais trabalhosa de lidar. O instrumento não é fácil, e temos aqui os músicos mais complicados, isso porque são bastante desorganizados. Quando precisam apenas escutar, lá vêm eles tocando; quando precisam tocar, não tocam; quando precisam me ouvir conversar, tornam a tocar; e quando têm de olhar para o professor, tocam de cabeça baixa. É um grupo muito difícil, mas felizmente também temos nessa ala os maiores destaques se contarmos os veteranos. Entre os novatos têm mostrado excelência o Táricknãoseiseescreveassimmohamed, e sua agilidade de aprendizado e exibimento nas baquetas; Claro e Adair, que seguem no mesmo progresso, avançaram muito e até já têm a mão mais leve, bastando apenas velocidade e precisão. Não posso me esquecer das balizas, que esse ano prometem show, e tenho muita confiança nesse grupo. Caroline e Hellen estavam demais. Muito entusiasmadas, estão conseguindo o que queremos das balizas, serem destaques para abrir a fanfarra. Parabéns às duas pela performance de hoje com os swing pois.

Infelizmente há alguns alunos em que não tenho notado progresso; pior ainda, nem procuram ajuda para tentar aprender mais. Há percussionistas no grupo que não tocam sozinhos, não sabem o básico e nem mostram esforço. Entre os corneteiros também há quem toca um tempinho depois continua fingindo que está tocando. Calma! Não precisam se desesperar, ainda há tempo para corrigir os erros, ainda há tempo de aprender a tocar; mas música exige esforço, exige dedicação. E percebo que não são todos que possuem isso.

Por isso, a partir de hoje, a nota de participação na fanfarra será por avaliação de desempenho, e não apenas por comparecimento. Vale citar aqui o que já foi dito e ainda o que precisava dizer:


- 3 faltas no mês levam o aluno a perder os pontos ganhos em Português/Literatura e outra (s) disciplina (s)
- 5 faltas no mês levam o aluno a uma observação gravíssima, o mais provável é a perda do instrumento.
- faltas em apresentações da Fanfarra somente podem ser justificadas pelos pais, atestados ou declarações.
- falta em apresentação da Fanfarra leva a uma observação grave, com direito a perda dos pontos nas matérias citadas.
- errar totalmente a execução de duas músicas na avaliação leva a observação gravíssima, com direito a perda do instrumento.
- errar parcialmente a execução de duas músicas na avaliação leva observação a grave, com direito a perda dos pontos nas matérias citadas.
- errar totalmente uma das músicas em avaliação leva a observação média, com risco de perda de décimos nas matérias citadas.
- errar parcialmente uma das músicas em avaliação leva a observação leve, não acarretando perdas, mas sendo cumulativa com faltas e outra falha pode levar a tal.
- abandonar o instrumento sem encarregar qualquer colega de guardá-lo ou prover dano ao material de propósito, acarreta em observação grave, com perda de pontos nas disciplinas citadas.
- atos de indisciplina podem ainda causar suspensão dos ensaios ou observações entre leve e gravíssima.



Por último, mas não menos importante, acredito que alguns alunos deveriam levar uma caixa de chocolates, uma barra de chocolate branco para o professor, para que ele se sentisse mais animado nos ensaios, hehehe.

Mas falando sério. Hoje tive a triste notícia de que a Luísa não pode ficar na Fanfarra, ela é uma das tarolistas que mais gosto. Pode ser que ela não se destaque pela agilidade, mas ela sempre foi muito correta para tocar e não errava quando conhecia a música, apeser da preguiça de um dia ou outro. Como por exemplo o dia da baqueta forçosamente quebrada.. É uma perda sentida, assim, gostaria que os alunos preparassem algo para ela na quarta-feira. Pode até ser que ela esteja lendo o blog, não é surpresa, mas queria que um grupo de alunos oferecesse uma música nossa e desse uma lembrança. Pois entrar na Fanfarra do Coleginho é difícil, mas sair dela é ainda mais; pois aprendemos que podemos ser como uma família. Todos vocês são uma outra família para mim. E tenho certeza que outras pessoas vão sentir falta da Luísa tocando.



Hoje os surdistas fizeram prova, e foi interessante o resultado. Infelizmente os veteranos Anderson e Lucas foram ruins na segunda música. A boa notícia é que os dois me deixaram muito animado com a primeira apresentação de cada um; mas não há espaço para falhas. Sileir também escorregou na segunda música, mas manteve-se bem no geral. Impecáveis mesmo foram as meninas, Thainá e Larissa; a primeira foi perfeita, não errou absolutamente nada, e a segunda teve pequenos erros, mas nada que atrapalhasse. Ainda falta o Jaime para a aprova e também a Karoline Alves que não fez no dia das pratistas.
hum, no mais o nosso blog atingiu a espetacular marca de mais de 10 mil acessos! heheheheheheheh1 É pra fazer festa mesmo! hehehehehehehehe! Poucos blogs aqui em Formosa atingem essa marca sem apelar para propagandas ou baixarias. E gostaria que vocês divulgassem ainda mais.
Para comemorar, comecei a fazer um desenho para a camiseta de nossa fanfarra, mas estou aberto para críticas e sugestões. Por isso, quem quiser me enviar desenho s e idéias para a camiseta, sintam-se a vontade. Sobre a cor nós vamos colocar em votação nos ensaios. Se ela ficar bonitona, é com ela que faremos apresentações.

Bom, amanhã temos ensaio extra-oficial, só para nos prepararmos para as apresentações. Espero que cada um possa se divertir muito e tocar de maneira responsável, tranqüila e perfeita. Quarta-feira temos prova para os tarolistas.Os tambores vão ruflar, e espero ter boas notas.

Valeu galera, e boa música a todos!

4 comentários:

Paloma! disse...

é, o ensaio foi muito bom mesmo!!
estou muito animada, e amanhã nós não vamos errar nadiiinha! tomara *-*
nossa fanfarra é ótima,pois não tem aquele clima fechado que eu percebo em muitas fanfarras,ela é descontraída, e isso não atrapalha a nossa execução.
quanto à ajuda, como a Laiane(acho qe se escreve assim) falou ontem, a gente ta disponível sempre que precisarem, mais falta a procura, um dia quando eu marquei um ensaio para fixar as músicas só foram duas novatas e duas veteranas "/
mais mesmo assim eu to gostando muito da ala das pratistas, a gente tá pegando com muita facilidade as músicas *-*
aaa, adoreei a ideia de camiseta Alex, tenho certeza que vai ficar LIINDA!!
beijos, e até o ensaio :*

Breno :D disse...

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia !!!!!!!!
Ate q enfim atualizou o blog!!!
O ensaio foi muito bom, MAS NÃO CONCORDO COM A IDEIA DE OS ALUNOS LEVAREM OS INSTRUMENTOS PARA CASA VAI SOBRAR PRA MIM ARRUMAR tá sei q Alex vai repensar !!!!!!
Essa história do chocolate é uma boa MASSSSSSSS tem um porem o chok tinha q ser para os bumbeiros !!!!!!!
Alex não eskesa q a prova dos bumbeiros e na QUINTA !!!!!!
Ate a tarde e Alex nao de nem uma noticia ate 6 horas por favor!!!!

Os prof ??????? falou q a apresentaçao la em Brasilia esta confirmada ate maiiiiiissss !!!

By: Breno :D

Camila disse...

aahh..eu espero qee nossa apresentaçãao saiia liindaa *--*
éeh so ter confiança e ATENÇÃAO no professor qee da tudo certo! =D

eu tbm adoro nosso clima de descontração nas aulas, acho qee isso ajuda bastante na nossa animação para executaar as musicas... =D

vou teentaar ir no ensaio hj pq tenho uma prova dificíliimaa pra estudaar...mas voou fazer o impossiveel!!!!

beeijo genty ;*

Anônimo disse...

é, o ensaio de segunda foi muito bom pra quase todos exceto os surdo,mas acho q a gente deve contiar asii: estrovertidos mas ñ deixar de tocar sério, por isso q esse fanfarra é a melhor!!!!!




RONALDO!!!!