terça-feira, 28 de abril de 2009

Tem que Brigar para a Coisa Funcionar!


Às vezes a paciência some de vez. E o problema hoje foi generalizado. Há algum tempo tenho notado que algumas pessoas simplesmente não levam a sério a fanfarra. Há aqueles que nunca estão dispostos a brincadeira, e apesar de não gostar muito da idéia, devo respeitar. Há aqueles que brincam bastante nos momentos devidos, mas na hora certa ficam sérios e tocam com muita responsabilidade; e há ainda aqueles que não se esforçam mesmo em prestar o mínimo de atenção. Foi incrível a burrada que uma das filas fez hoje, do nada uma galerona começou a se deslocar para o lado, num movimento abrupto e absurdo. Nunca tinha visto um erro tão grosseiro, tão primário. Estavam tocando a música direitinho e no meio acharam interessante deslocar a fila toda tentando encontrar uma forma de se alinhar com o piso e não com os primeiros da fila e os colegas do lado. Numa apresentação não sei qual teria sido minha reação, mas como foi um ensaio a indignação foi completa. Acontece com qualquer instrutor de música que lida com alguns alunos que não se esforçam. As palavras duras de hoje foram só o começo, a coisa pode ficar ainda mais feia ao longo do ano se essas pessoas insistirem em me desapontar. Além do mais, percebo que alguns músicos não criaram o hábito ainda de ouvir o professor, ou simplesmente olhar para ele para observar alguns comandos. Música é prática, é esforço, é tentativa, erro, acerto e dedicação. Mas alguns alunos pouco têm se esforçado, felizmente é a minoria. Hoje, por exemplo, as monitoras dos taróis marcaram um ensaio para tentar ajudar os integrantes dessa ala. Pouquíssimos puderam vir. E menos ainda apresentaram uma justificativa. Às vezes penso que até escrevo essas coisas aqui no blog à toa. Afinal, quem visita aqui regularmente e posta comentários são os melhores instrumentistas. Há músicos que nunca entraram nesse blog, e informações importantes há sempre.

Recebi hoje das mãos da irmã Maria Augusta um ofício da Universidade Estadual de Goiás nos convidando para uma apresentação no encontro acadêmico no dia 13 de maio, às 21:30 h. Mais detalhes eu fornecerei próximo da data. Fico bastante orgulhoso de ver que nosso trabalho tem despertado interesse da comunidade. Hoje até um rapaz veio me procurar no fim do ensaio me perguntando se eu dava aulas de saxofone. Respondi que não, mas que poderia indicar quem pudesse ensinar. Ele me respondeu que procurou saber quem era o regente e se podia dar aulas de sax porque tinha acabado de comprar o instrumento e passava pelo colégio e ouviu o ensaio. Disse que estava tão bonito que pensou se tratar de uma banda marcial, com saxofone, clarineta e trompete. Nossa fanfarra está com tudo!

Amanhã será um dia importantíssimo, será nossa primeira apresentação oficial no ano de 2009. Gostaria muito que os leitores buscassem o post antigo sobre nossa primeira apresentação ano passado. Foi marcante, foi de chorar e eu pude escrever sobre o momento. Tentem recordar e ver o quanto esse momento é mágico. Talvez a sensação esse ano seja outra, afinal, ano passado tudo conspirava para apresentações ruins. Acabávamos de conhecer os instrumentos, de aprender o básico das músicas, e fomos aprendendo juntos muita coisa. Mas ali, naquele dia, tínhamos de provar que conseguiríamos, pois o futuro do projeto estava lá. Se fôssemos ruins, talvez as irmãs pensassem duas vezes em levar adiante o projeto, ou contratariam outro professor. Felizmente no final das músicas ouvimos muitos aplausos. Se não me falha a memória, tocamos ano passado Disparada e Marcha, Funk do Lander, e Funk da Galera; ainda arriscamos outra música, mas não foi tão boa (Baião ou Olodum?). Amanhã temos um repertório maior: Disparada e Marcha, Funk do Lander, Baião, Beatles, Hip Hop, Addams e Carruagens de Fogo. É um número de músicas muito bom, haja vista que temos um mês de ensaio. E olha que duas dessas músicas são totalmente novas. E ainda temos outras para criar arranjos, como o Palomo, a segunda parte do Funk, uma outra Cadência e a Cadência que já aprendemos mas não vamos arriscar.

Todos devem comparecer ao colégio normalmente, de uniforme. 20 minutos antes eu chamarei em cada sala os alunos para buscarem os instrumentos e vestirem a parte faltante do uniforme. Já estaremos em formação e aguardaremos o sino para o início da apresentação. Devo lembrar de que não teremos tempo de comprar lanche. Por isso peçam aos colegas que comprem alguma coisa e quando formos guardar os instrumentos, vocês terão 10 minutos para lanchar. Podem apostar que quando as pessoas estiverem reunidos nos esperando para tocar, vai correr um frio na barriga, a ansiedade vai ser enorme, alguns vão estar nervosos mesmo, outros apenas em expectativa. E quando tocarmos a primeira música, a escola vai se render em aplausos, principalmente os pequenos que empolgam bastante. Os grandes, com certeza vão pedir para entrar no grupo ou saudar com muitos agradecimentos. Mas tudo isso depende do nosso desempenho, da nossa arte. Por isso usem suas habilidades ninja e toquem muito bem. Deixem o nervosismo de lado e toquem com vontade e com um sorriso no rosto. Que amanhã seja um dia incrível para a Fanfarra do Coleginho.

Ah, amanhã tem ensaio ainda, e os tarolistas não devem se esquecer das provas. Os tarolistas serão avaliados em precisão, velocidade e postura.

Agora algumas notas importantes:

- Luísa (2º ano) pediu desligamento da Fanfarra porque pode ser que tenha que se transferir de escola, e então não pode fazer compromisso de ficar no grupo.
- O aluno João Pedro (que nem sei se existe) está desligado do grupo por falta.
- A aluna Thaís Silveira (3º ano) está desligada do grupo por falta.
- Fernando Rosa (8ª B) acumula 2 faltas e pode ficar sem notas de português e matemática se faltar mais uma vez.
- A aluna Lohanna (1º ano) está desligada do grupo por falta.
- A aluna Ludymilla Dourado ingressou na Fanfarra e está fazendo teste na ala dos taróis.
- O aluno Jaime tentará a ala dos taróis.

Espero que estejam gostando dos ensaios, das músicas, do dia-a-dia de uma banda. Podem ter certeza que vocês são únicos. Muitos professores gostariam de ter alunos tão talentosos, felizmente eu tive sorte. Olho para alguns e vejo o quanto os olhos brilham, quanto esforço é gasto para que tudo saia perfeito. Há um grupo de alunos que se dedicam com tamanha paixão que me comove. Gosto tanto de música e de estar à frente desse grupo que às vezes até penso em um dia estudar mesmo música e um dia bem distante tentar um vestibular para regência musical. Sei que em alguns alunos há um desejo latente de estudar música também. Alguns até já estudam e muito bem. Vanessa por exemplo vai fazer vestibular na UEG para a área. Laiane também estuda música há algum tempo, e outros como Bianca Fandangos simplesmente respiram música. Lutar pelo sonho é importantíssimo, dentro em breve creio que lutarei pelo meu. Até lá, quero criar muitas lembranças boas de estar à frente de um grupo talentoso, passar momentos maravilhosos, ouvir os aplausos, vencer as rivalidade, superar os obstáculos, apreciar cada momento fazendo parte da fanfarra que toca nos corações das pessoas. Sei que estas lembranças também vão acompanhar vocês. E esses momentos na vida, nem Mastercard pode comprar. Que amanhã estejamos todos inspirados e prontos para brilhar.

Show Time!

10 comentários:

Breno :D disse...

Tá hoje o ensaio foi stressante principalmente para as pessoas q não OUVEM !!!!
espero q mude !!!!
Amanhã sera muito bom e a ordem dos bumbeiros foi mudada ficara assim:
1 2 3

Danilo
Gustavo Breno Lucas
Ingrid Mateus Renato

Espero uma das melhores apresentaçoes !!!!!
Fiko sentido por LOLisa mais espero q a pessoa q a substitua seja boa(m) Instrumentista !!!!!

By: Breno

Paloma! disse...

pensamento positivo galera! *-*
amanha vai dar tudo certo, vamos tocar atentos ao professor e a nossa música!!
aa,eu definitivamente não vivo sem música, é como um combustível pra mim, sei la :~
to muuito triste pqe a Luisa vai sair, e mais triste ainda porque ela vai mudar até de cidade, sério, vai ser muito ruim ficar sem ela naquele colégio,naquela fanfarra! :/
mais fazer oqe né...

é isso ai galera, PENSAMENTO POSITIIVO SEMPRE!!
:*

Camila disse...

rháaaa...nossa apresentaçãao hoje fooi liindaa *-*
éeh sempre boom apresentaarmos, ouviir os aplausos das pessoas, acho qee isso motiva maais aiinda, akele sentimento de sempre querer fazer melhoor =D

e a nossa apresentação do ano passado fooi liinda, emocionaante *-* e mostramos pra mtaa gente qee nós eramos capazes...

a apresentaçãao desse anoo fooi ótiima, eu estava bem tranquila... mas dai foi chegando a hora de toocar e a Laiane naao parava de falar qee tava nervosa e me deixou nervosa tbm APSDJKPASKDPASKD'

acho qee a turma desse ano estáa excelente (principalmente qndo o ensaio éeh levado maais a serio) pq com um mes de ensaio (eu acho) conseguimos tocar um numero boom de musicaas e ate musicas novas e dificeeis (hip hop por exemplo), o qee esta faltando éeh maais paixãao de alguns alunos, maas isso éeh soo com o teempo... pra ver realmente como a fanfarra éeh liinda *-*

como o Alex disse teem alunoos qee respiiram musciica e tocaam com um brilho nos olhoos *---*
coom certeeza eu respiro musica e toco com brilho nos oslhos... pra mim éeh mtooo boom tocaar nessa fanfarra pq existe mtaa mtoivação, qee sao os amigoos, o professor qee sempre dá mta força e a musiica qee éeh oootiima =D


beeijãao gentee. até 5h ;D

Paloma! disse...

uma coisa a declarar... Amo essa fanfarra *-*

Unknown disse...

Parabéns a todos. Vocês foram ótimos.

Essa fanfarra é excelente mesmo.


Parabéns

Lucas Thiago disse...

CAMPANHA VOLTA LUISA! \o/

LUCAS THIAGO disse...

Haaa foda o ensaio ontem começamos o ensaio so eu e Renato, tokando Addams na hora da segunda qebra a fanfarra calo pqe era a parte só dos bombo, eu e Renato começamos a rir!! 8)

JÚNIOR disse...

pois eh neh! o ke mais me surpreendeu ontem foi ke alex tinha acabado de brigar, voltamos a tokar fizemos a virada passou um poko lah tva a fila bagunçada de novo eu jah tva indo, e lembrei e flei pra veronica arrumar a fila, mas no final tdu eh bom, em geral tocamos bem



AH AVISO: NAUM DEIXEM DE COMENTAR (APARTIR DE HOJE VOU COMEÇAR A COMENTAR SEMPRE)

Unknown disse...

ONTEM EU FIQUEI COM MEDO DE ALEX ;P ele brigou mas fez bem, pois as vezes tem que brigar pra funcionar!
Eu AMEEI a apresentação de Hoje :)
tava BASTANTE nervosa,mas depoiis da primeira musica eu fiquei mais calma!Estou AMANDO fazer parte dessa fanfarra,já não consigo viver sem,já faz parte!A maioria ta se esforçando bastante,e eu tenho certeza que a FANFARRA DO COLEGINHO vai ser sucesso por onde passar :)

Beijo galeera ;*

Unknown disse...

Oie