quinta-feira, 27 de agosto de 2009

De Olhos Fechados e Coração Aberto


Tudo tem o seu momento certo. Há momentos em que devemos brincar, em outros devemos brigar. Em outros devemos sorrir, e em alguns devemos emburrar. Já se passou o tempo das broncas mais feias, embora algumas delas hora ou outra voltem, e a hora é de maturidade com o instrumento que carregamos, a música.

Desde o início do ano, foram-se muitos momentos bonitos, muitos momentos importantes. Formamos as alas, alguns amigos não continuaram na banda, outros entraram quase que de surpresa; outros saíram ainda perto do desfile de independência. Já colocamos veteranos e novatos numa disputa, separamos a fanfarra em três blocos diferentes para competirem; foram pressionados a errar através de bombardeios emocionais e elogiados por cada show nas apresentações e em cada ensaio bem realizado.

Hoje, não tinha nada muito preparado, a não ser passar o que faltava de Black or White, que para minha infeliz surpresa não tem agradado a algumas pessoas que acreditam que a música está chata ou não se parece nada com a original, embora eu ache melhor que Lirirrixa. Mas na minha cabeça estava a forte imagem de um insight que tive numa aula do 2º ano, quando assistíamos à Minha Amada Imortal, filme biografia de Ludwig Van Beethoven. Eu adoro música, sou apaixonado por um estilo em específico, a música clássica, erudita. E ali percebi numa cena em que se discutia a qualidade de um pianista que alguns músicos da fanfarra tocavam da mesma forma, preciso mas tudo em staccato; ou seja, as notas certas, mas sem vida, sem a chama pulsante que só a música é capaz de criar. E isso acontece quando se toca de forma burocrática, sem preparar o ouvido para bem entender a música ou deixar aberto o coração para filtrar o que há de melhor nela e consertar aquilo que está escapando do belo. Uma fanfarra que emociona o público é a que faz vibrar os espectadores não apenas pela escolha do repertório mas pela forma com que as músicas são conduzidas. É o brilho no olhar de cada músico, a satisfação de tocar, o entusiasmo na postura, coreografia e na emoção contagiante do sorriso que fazem com que a música executada tenha um brilho diferente. Porque música não são apenas notas combinadas, música é a sensação de que o espírito se torna mais ameno ou revolto, música é mexer com as sensações, é brincar com os sentidos, é criar uma revolução dentro de alguém. E isso só se pode ser conseguido se o músico também tiver a música dentro da essência do seu ser. É tocar uma marcha com a precisão de um relógio, mas a emoção de quem marcha para uma triunfante vitória. É tocar um Hip Hop com certo molejo e graça que só os artistas de rua têm. É fazer do Baião um ritmo verdadeiramente nordestino e dançante. É criar movimentos e brincar com os aparelhos de baliza como o bailarino ou o artista circense que corta os ares num gesto rápido. É tocar Rock feliz da vida como se não houvesse nada mais para se preocupar. Tudo isso deve existir quando se toca. Quando fazemos parte de um grupo musical, devemos ser apenas um, e o momento deve ser apenas esse. Somente a emoção da música deve existir entre o olhar atento dos músicos que esperam uma aceno e o instante final em que os instrumentos descansam e os aplausos surgem.

Por isso, hoje tocamos somente com as palmas das mãos, para viver um momento de descontração e para entender em essência as nossas músicas. Por isso tocamos com os instrumentos trocados. Para que pudéssemos dar valor no trabalho de cada companheiro de outras alas e ver como é duro o trabalho deles. Parece fácil, às vezes, mas só quem toca sabe quanta técnica existe ali, quanta dedicação foi empregada. Talvez alguns músicos nunca mais esqueçam a dura tarefa que os colegas têm de seguir com eles em harmonia as músicas que tocamos. Foi de olhos fechados que provamos que a música deve passar por muitos sentidos, mas deve sempre residir no coração. É isso que alguns colegas que tocaram ano passado e agora só poderão ser espectadores vão sentir quando os virem tocar no desfile, mas multiplique por dez essa emoção. Pois pode ter certeza que cada um deles vai ser tomado pela nostalgia e vai ter desejado estar lá, no lugar que vocês ocupam, pelo menos mais uma vez.

Música nada tem a ver com disputa ou inveja, nada tem a ver com brigas ou egoísmo. Música é um estado de graça, é a contemplação da vida e de como ela é maravilhosa através de sons que se combinam numa fórmula mágica que celebra a amizade entre todos que tocam e todos que apreciam. Agradeço muito às palavras de Ingrid, que me deixaram realmente comovido. Não tenho nenhuma formação musical. Sou muito inexperiente em tanta coisa relativo à fanfarra que cada dia é um aprendizado para mim. Mas levo essa fanfarra num cantinho especial no coração, tenho enorme apreço pela mais nobre das artes, mais até que a Literatura de que tanto gosto. Sinto música no meu dia-a-dia e me deixo ser conduzido pela enorme força que ela tem sobre meus sentidos, razão e emoção. Deus é o maior compositor e maestro do mundo. Se nunca parou para pensar, ouça o quanto é singular cada música na natureza, desde as calmas notas de uma chuva leve de verão que cai numa noite pouco antes de dormir, ou a vigorosa batida de uma cachoeira enorme que proclama sua soberania, ou o canto alegre dos pássaros pela manhã e o som despertador de um galo ainda mais cedo. É assim que penso em música na sua forma mais perfeita. Aos homens cabe também o prazer de fazer parte dessa maravilhosa sinfonia que é a vida. E cada um de vocês contribui para que ela seja ainda mais bonita.

Que nos ensaios que nos faltam o prazer de tocar e a inspiração da vida celebrando a amizade possam conduzir-nos pelo sucesso; o sucesso de sermos a fanfarra mais bonita da cidade.

Um abraço a todos e boa música.

27 comentários:

iiingrid! disse...

Primeiraaaaaaaaaaaaaaaaaa
APOKSOPAKOSKAPOKSA
Vou ler o post agora, cmo sempre
;*

Paloma! disse...

KKKKKKKKKKKKKKK
a nem ingrid,deixa um espacinho pras outras pessoas!!
o ensaio de ontem foi muuito bom viiu!
muito bonito oqe voce escreveu aí Alex, realmente, a música é capaz de qualquer coisa, ouvir música e principalmente tocar é entrar em um estado de espírito completamente livre de qualquer mal que se possa existir!

Verôniica disse...

Oiin *-*

Choreiii =X

Mas tudoo isso faaz partee...confesso que as vezees ficoo meiia estressada com algumas pessoas, mas eu amo muito tudo isso e tenho certeza que nunca irei esqueceer o que passei, o que estou passando, e o que eu passarei com essa fanfarra *-*

Adoreiii o ensaiio de onteem o melhoor desde quando eu entreii na fanfaarra, ano passado, obrigadoo mesmo Aleex ,por me fazeer passar por uma experiencia maravilhosa que é estar na fanfarra do coleginho, que pra mim é uma honrra..


Pra miim é a melhoor fanfarra sempree *-*

Amoo todoos e fiiz grandees amiigos na fanfarra..

Bjoos a todoos e concerteza daremos o show novamente no desfile de 7 de setembroo *-*

Bjoos

Camila disse...

liindo post Alex...
o ensaio de ontem foi mtoo boom
no começo descontraído pq trocamos de instrumento, e tocamos batendo palma...
mas a melhor parte foi tocar de olhos fechaados...
foi uma sensação ímpar..
senti uma paz, uma calma.. e arrepio a cada sinal do apito...
fui embora mtooooooo²²²³ indignada pq tinha aula... fiquei o máximo qe pude, fui embora bem mais tarde do qe costumo ir...
foi o melhoor ensaio desde qe entrei na fanfarra, sem dúvidas !

Obrigada Alex pelo ensaio de ontem, por nos fazer perceber o quanto éh gratificante participar dessa fanfarra !
Obrigada por ter me deixado continuar esse ano, msm depois de ter saido do colegio.
Obrigada por nos motivar sempre !

eu tenho orgulho de dizer qe faço parte dessa família/fanfarra !! *-*

beeiijos ate o ensaio de hoje ;*

Breno :D disse...

Ñ valeu Ingrid postou da escola e ñ é vaúúúúú !!!

O ensaio foi muito bom pena q ñ cheguei mais cedo mais no final eu virei Balizo !!!!

Uns dos melhos ensaios ou se ñ o melhor !!!

By:Breno

Unknown disse...

Olá, fanfarra.
Olha, sei que marquei um ensaio para mais cedo hoje, mas não será possível que eu vá. Hoje passei mal no quarto horário e não vou poder ir ao ensaio.
Mil desculpas, por favor.
Segunda-feira estarei de volta e deixarei para cada um a programação da semana e os avisos.

Avisem os colegas que não irei ao ensaio, mas sintam-se livres, se os monitores quiserem, para usar o dia de hoje como reforço. Só não vou poder mesmo por motivo de força maior.
Um abraço a todos.

Bye.

LUCAS THIAGO disse...

Taaaaa bom Alex! Ensaio muito boom e estimulaante!

Paloma! disse...

poxa Aleex, que ruim ein, mais melhoras pra voce :)
hje o ensaio foi bom,tocamos direitinho, Valdemir e Breno assumiram seu posto! KKKKK
:**

Breno :D disse...

Alex o ensaio foi bom acertamos o Baião, e as outras musicas !!!!
Ñ foi tão bom pq vi que muitos caixistas ñ tocam nda hj !!!

Melhoras de toda fanfarra !!!

By:Breno

Breno :D disse...

E valdemir errava toda hora !!!!
Muito masssa kkkkkkk !!!!!


By:Breno

Adair Netoo disse...

valdemir vazou quando agente tava de olho fexadooo! shuashuahsuhaushuahs

XP

ps: nunca mais na vida eu toco um surdinhoo! todo o que quiser mais surdinho nem pensar...XD

Adair Netoo disse...

http://fanfarraruysena.musicblog.com.br/

tipo, presta atenção nisso...¬¬

LUCAS THIAGO disse...

DAAAAAAAAA-LHEEE COLEEGINHO!! DAAKE PRA FREENTE TO SENTINDO QE AS COISAS VÃÃO MELHORAR!

Breno :D disse...

Igual na sala q vc disse q " tinha algo kutucando a sua ***** "
APOSKPAOKSAOKSPAOKSPAOKSPAOKSPÃO


By:Breno

LUCAS THIAGO disse...

Breeeeno! VAI CAGAR? _|_

Breno :D disse...

Eu pq nunka falo as coisas errado !!!!!

oskapskpakspoakaposskapokspokasok

By:Breno

LUCAS THIAGO disse...

Proooooooosa ruiim!

Camila disse...

FALTAM PAGAR A MEEIIA
FERNANDA 8ª
THAÍS
LARISSA
THAIZA
CAROL
FERNANDA 6ª

PAGAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL!!!!!!!!!!

LUCAS THIAGO disse...

Eaah vaamo paagar geente! See num pagar a meeia, vão ter qe paagar a inteira msmo! E neem adianta vir com carterinha de estudante! oppKOAKKOPSaoskASPKakspo³³

Breno :D disse...

Nooooooooooosa q sem graça !!!!

By:Breno

LUCAS THIAGO disse...

7 DIAAAAAAAS!

Breno :D disse...

5 ensaios 6 dias !!!!!!

By:Breno

Matheus disse...

Apenas uma palavra SHOW é oq faremos no 7 de setembro

Camila disse...

EU NAO VOU FALAR DE NOVO SE NGM ME ENTREGAR O DINHEIRO DA MEIA EU DESISTO E CADA UMA VAI SE VIRAR COM A SUA... PQ A MOÇA DA LOJA JA ME LIGOU PQ FAAZ UNS 15 DIAS QE CHEGOU E EU NAO FUI BUSCAR. SE FAZEM COMPROMISSO COMIGO TEM QE CUMPRIR NEEH !

Lilian Spindola disse...

Aiii gente o que vcs acharam da camiseta??!!! Eu sou suspeita em falar, pra mim ficou PERFEITA!!! Todos os professores e funcionários amaram. Nossa camiseta ficou Liiinda. O desenho, a frase, a cor, tudo para nosso desfile ficar ainda mais bonito!!!! Ah... e quem não encomendou se arrependeu profundamente!!! Hehe...

Beijos

Breno :D disse...

Fikou perfeita infinity !!!!

A minha fikou melhor !!!

By:Breno

Unknown disse...

Vou postar logo mais.