sábado, 18 de junho de 2011

Ser fanfarrista é bom demais.



Olá a todos!
Como estão? Gostando dos ensaios?
Hoje foi nosso ensaio mais prolongado, necessário e dos mais divertidos.
Muitos dos mais novos podem estar estranhando ter que se acostumar com um monte de músicas, quebras, viradas e tudo mais de uma vez. Acreditem, é necessário. Não estou cobrando de ninguém... por enquanto. Os recém-chegados não pode ter a responsabilidade de tocar certinho agora, mas precisam acostumar os ouvidos com as músicas, saber como são executadas. Tentarei colocar mais vezes ensaios específicos, já foram para as cornetas, em breve serão para caixas. Depois de tudo passado com mais tranqüilidade e paciência, aí sim começarão as cobranças. Mas podem ficar tranqüilos, não fico irritado com aqueles que erram, mas são persistentes. Por exemplo, alunos que acabaram de chegar e ainda não desenvolveram perícia com o instrumento como a Andressa (do 2º ano, tarol), o Fried (9º ano / tarol) ou a Sheila (2º ano / corneta)tem se mostrados muito responsáveis e dedicados. Eles tem mais chances de se sair melhores que alguns que acreditam ser ótimos e não tem aparecido nos ensaios. Música também é perseverança. Música é dedicação, não basta dom. Ajudarei a cada iniciante em todas as alas, mas o aluno precisa se dedicar, e esses que citei e muitos outros estão de parabéns.

Também quero parabenizar os veteranos que sempre tem ajudado a passar algumas instruções e principalmente contribuir com o bom humor. Felizmente noto que não há estrelismos, e nem deve haver. Todos sabem que há alguns mais habilidosos, há outros mais experientes; mas sozinhos eles não são ninguém; pois nas apresentações o público escuta um som: A FANFARRA. Continuem assim, com um bom relacionamento uns com os outros.

Nossos dois últimos ensaios foram muito bons. Hoje deixamos as filas juntinhas, juntinhas; marchamos num espaço pequeno, tocamos à vontade, tocamos muito bem, trocamos as filas e tudo mais. Um ensaio digno dos melhores tempos da banda, e é só o começo. Essa fanfarra tem muito ainda o que mostrar. O 3º ano e o 9º aninda mostraram que sabem muito de Português num momento tosco de teste de gramática no ensaio. Coisa de professor lunático. Foram muitos os momentos de descontração. Na segunda-feira não haverá ensaio, na terça-feira haverá apenas para os mais novos e um e outro que precisa de mais atenção. Dessa vez prefiro que somente esses venham ao ensaio. Quarta-feira será nosso próximo ensaio geral. Parece longe, mas serão três dias seguidos de ensaio geral.

Finalmente refaço as palavras do penúltimo ensaio: dedique-se! Aprenda a gostar do seu instrumento. Passe a cuidar dele com carinho. Pode ser uma caixa amassada, um prato com rachadura, um bumbo com o aro torto, mas ele é seu! Ele tem sido seu companheiro dessas horas de alegria. Um dia ele vai dar espaço para o novo; mas até esse dia, faça-o mais feliz, cuide dele. Não deixe seu instrumento nas mãos de outra pessoa. Mesmo que peçam para tocar um pouquinho, pode dizer que o professor não permite e agarre seu instrumento com toda a força. Não o deixe cair, lave cuidadosamente os talabartes, use baquetas novas e de qualidade, deixe a cobertura das baquetas de bumbos bem cuidadas, passe um pano nele e não deixem encostar a mão. Também passe a valorizar ainda mais o seu grupo. Primeiramente a fanfarra como um todo. Essa fanfarra é muito importante. Fazer parte dela não é privilégio que qualquer um possa alcançar. Você escolhe a fanfarra, mas ela também acaba por escolher ficar com você. Zele pelo nome da Fanfarra do Coleginho. Continuar a levar alegria, entusiasmo, admiração e encanto a todos deve ser a nossa missão. Em segundo, passe a cuidar da sua ala. Tenha forte ligação com os integrantes de sua ala. Defenda-a com unhas e dentes e faça de tudo para que ela seja reconhecida como parte fundamental de toda a banda. Faça o som da sua aparecer e se tornar o mais limpo, o mais nítido, o mais alto e o mais bonito.

Nossas apresentações se aproximam. O tempo é deveras reduzido. Mas tenho certeza que com a dedicação que vocês já demonstram ter, conseguiremos superar qualquer obstáculo. Juntos levaremos música e graça a todas as pessoas, pois o som do coração jamais deixará de bater enquanto vocês estiverem tocando.

Um abraço a todos e até amanhã (ou hoje) na festa junina.
Boa música a todos os fanfarristas!

16 comentários:

Adair Netoo disse...

First! \o\

agora vou ler. :B

Anônimo disse...

uashuashuash!!!, fanfarra evoluindo d+ a cada dia, e esperem pois a ala das cornetas com coreografia na maioria das musicas!!!!

Lissandra Lopes disse...

E é bom participar disso outra vez... sem medo dos 'problemas no joelho' atrapalhar. Depois de todo esse tempo fora, pretendo melhorar bastante, pois, me senti prejudicada; mas é assim, vai ficar bem. \o/

Breno :D disse...

Cheguei da festa junina e Alex tava com a mesa cheia de cartelas de bingo ele disse q se ganhar vai dar a tv para EU !!!

Quero ver essa fanfarra tocando E.. .. T... o/

Verôniica disse...

Somos Demais, PODEMOS confessar, em algumas semanas, estamos tocando como se fossem meses de treinos! HAHA !
Adoroooo <3

Anônimo disse...

http://bocaspretas.blogspot.com/2011/06/rafael-negao-neteera-negao.html kkkkkkkkk

Malu disse...

fuui lembrar de ver o post hj kk . Fiqei meio perdida no ultimo ensaio,mas peguei algumas partes de umas musicas , Fanfarra ta ate boa *-* sinto falta quando nao tem :/. é coleginho coleginho (8) <3

iiingrid! disse...

Alex, não tem como eu te avisar de outro jeito, então...
Amanhã eu não vou poder ir pro ensaio, minha mãe marcou neurologista pra mim às 17h30, aí complicou. :|

Quinta-feira é nóis! \o/

Rebecca disse...

EEE fanfarra de volta! E agora sim, com Alex eu boto fé...rs

Anônimo disse...

Uhuul \õ

Anônimo disse...

Oi gente! É meu primeiro comentário no blog. Sempre observei o trabalho e o empenho de todos, mas em especial o das pratitas, com as coreografias e etc. Depois de 3 anos minha mãe finalmente deixou eu fazer parte disso tudo de verdade \o/(embora isso inclua algumas condições UAHSUHASUH').
Estou muito feliz com a volta do Alex, que foi o que me fez acreditar que o defile de 7 de setembro possa sim acontecer e ser satisfatório, se ele não voltasse eu não teria entrado para fanfarra. E embora esteja só no início, ir aos ensaios é algo que de fato faço com muita alegria e animação.
Ainda não sei tocar as músicas, nem acerto o tempo de entrada e adimito ter uma """pequena""" dificuldade em unir músicas e coreografias, mas com muita dedicação e ensaios sei que todos vamos conseguir fazer com que a FANFARRA DO COLEGINHO volte com muita força e faça mais um de seus espetáculos.
Tomara que os instrumentos não demorem a chegar, está meio difícil tocar com um prato que a cada batida vira do avesso UAHSUAHS'
By: Isabela

Camila disse...

Vou falar a verdade: tô MORRENDO de ciúmes e de saudade dessa Fanfarra e da minha caixa. Queria MUUUUUUUIIIITO ensaiar, ou pelo menos, tocar no 7 de setembro. Sem mais delongas, um beijo, e tchau.

:D
Camila Moura ;***

Camila disse...

Preciso parar de ler esses posts =')

Rafaella e Andressa Ramos> disse...

Quando a gente ia ver o pessoal apresentar no dia 7 de setembro.
aah,como a gente queria estar la,como a gente pensava (nossa que fácil!).
Hoje chegou a oportunidade da gente estar na fanfarra,e percebemos que não era como pensamos.Percebemos que leva um bom tempo pra nós apreder-mos as musicas,a pegar ritmo e outras coisas. Mais estamos aqui defendendo as nossas alas. Que é os tarolistas,e as pratistas.
Agora sim nós sabemos como é tocar,com o grande mestre ALEX nos ensinando. :D
beeijos ;*.

Valdemir disse...

postar que é bom, é nada.... hsaeuhasue.

Adair Netoo disse...

É NÓIS TARÓIS! \o\