quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nada Como Provas e Broncas




Primeiro dia

Olhos sob uma superfície de vidro. Era assim que ele via o mundo. E o mundo era tentativa e erro; com alguns acertos no caminho. Outros olhares cruzavam com o dele. Alguns desolados, outros apreensivos, alguns até eufóricos. Olhos vibrantes e atentos, um piscar poderia apagar a atenção tão necessária nesse momento. Instrumento em mãos...corpo e mente tentando se equilibrar. O nome de uma música seguido do levantar de uma mão com os dedos apontados para indicar a entrada no compasso. O instrumento se coloca em posição de ataque...o coração palpita, os olhos dilatam, o corpo parece se deixar levar e então o primeiro som pulsa iniciando uma prova que dura menos de 2 minutos; mas o necessário para ver a vida passar diante do reflexo dos óculos do professor.

Foi assim que começamos o primeiro dia de nossas provas, numa tarde de segunda-feira. Apesar de muito nervosismo, me muita ansiedade, a maioria dos alunos se saiu...hum!...razoável. Há muito o que melhorar coletivamente e principalmente individualmente. Como deixei claro. As provas desse semestre não serão tão rigorosas quanto as outras pelas quais outros membros já passaram. Até porque cheguei a pouco mais de 1 mês e não posso exigir demais de muitos novatos porque não estive presente desde o início. Ainda que eu tenha sido brando com todos, ainda teve gente que encheu os olhos ao me encarar, outros tenho certeza que choraram ao deixar o ensaio. Ainda outros morreram de raiva de mim e desejaram me ver longe dali. Tudo absolutamente normal. A pressão psicológica é um teste para as apresentações em público e para se criar motivação para superar as dificuldades com o instrumento. Claro que fico morrendo de dó de alguns, mas não refreio em dizer a verdade. A menina do 6º ano, Isabela, morria de medo de me olhar e quase chorou ao me ouvir, mas as palavras foram necessárias para que ela percebesse que a fanfarra não é só festa.


Segundo dia

No lugar do reflexo, olhos vivos e atentos. No lugar da voz esbravejante, a serenidade firme. No lugar da crítica severa, colocações mais brandas. Enfim os olhos da criatura eram visíveis, e deles o olhar lancinante disparou contra a imagem dos alunos que tocavam. Ouvidos atentos e emoção contida, o professor esperava pelo menor deslize do candidato que ficara nervoso momentos antes de entrar no local de prova. Mas eis que de assalto, os companheiros do (a) condenado (a) começaram a vibrar com a música que acabara de se iniciar. O professor atônito olha para trás na tentativa de intimidar a turba em polvorosa. Inútil tentativa, numa corrente de apoio nunca antes vista numa prova de fanfarra, os alunos se uniram em gritos motivadores e aplausos apoteóticos. Virando-se para frente, o olhar de quem fazia a prova já não era mais o mesmo, e os lábios cerrados e comprimidos deram lugar ao sorriso confiante tornando a música uma sucessão de agradáveis sons.

E na segunda parte de nossas provas, a união dos alunos motivou quem fazia prova a tocar com bravura, encanto e segurança. Os candidatos do segundo dia foram melhores. Surpreendentemente percebi que mesmo alguns novatos iam bem, mas muito bem mesmo. Isso motivou tanto o meu trabalho que achei que precisaria dar um tempo a mais nas provas para aqueles que ainda iriam passar por ela. Afinal, não estamos totalmente perdidos.

Quinta-feira negra

Hoje foi a prova de que sem a orientação dos monitores, somente a ala das pratistas pode, ainda que com alguns tropeços, caminhar sozinhas. Sem a marcação d Breno, os bumbeiros erraram feio as marcações mais comuns e os quebras mais do que batidos das músicas. Tá certo que não posso cobrar ainda técnica perfeita, nem grandes evoluções com as baquetas, mas pelo menos a marcação das músicas mais básicas, isso não pode deixar faltar. Também as cornetas erraram demais. Não só em execução, com algumas notas erradas, mas em precisão com o tempo das músicas e as entradas supererradas. Os surdinhos então, nem se fala. O pior de tudo, é a irresponsabilidade de alguns alunos. Há aqueles que sentem dificuldade, mas nem com ensaio particular conseguem ser comprometidos. No ensaio com o Breno, somente a Evelyn compareceu no horário e o Arthur chegou um pouco atrasado. Também no ensaio dos taróis, muita gente faltou, gente que precisa mesmo aprender o básico nas músicas. Infelizmete não tenho encontrado tempo para as aulas teóricas ou exercícios para a galera dos metais; pois perto do desfile o cuidado para com os percussionistas cresce.


E hoje, não poupei desafetos. Não encrespei feio com nenhum integrante individualmente, mas minha paciência para com o coletivo foi se esgotando. Não me ponho irritado por pouca coisa; muitas vezes é a desatenção e a preguiça que me deixam nervoso. Horrível como algumas pessoas ainda não conseguem olhar para o instrutor ao ouvir o apito, como cometem erros bobos de evolução e até o tempo de uma música fácil conseguem errar. E ainda nem comecei a ficar irritado. Quem é veterano sabe que a coisa piora quando começam os ensaios de rua. Acho que isso deve até ser normal para quem é instrutor de fanfarra. Brigar faz parte da rotina para aqueles que ainda não encaram com responsabilidade a coisa. Preparem os ouvidos. A prova de que com muita bronca as coisas funcionam foi a melhora significativa numa execução de Beatles, que tantas vezes erraram. O combustível de aluno desatento deve ser um sapo bem grande. Esses momentos de bronca passam. Os momentos que ficarão quando olharem para trás e se lembrarem da fanfarra serão o de descontração, alegria, emoção e companheirismo. Se não acontecessem essas reclamações de minha parte, com certeza vocês não sentiriam firmeza no meu trabalho. Além do mais, a tendência quando se fica experiente na banda é sempre receber mais e mais elogios e cada vez menos críticas. Uma nova geração está se formando agora na fanfarra. E vocês devem aproveitar as lições para que possam fazer dos próximos dias momentos de pura descontração e conquistas, honrando o nome daqueles que deixaram marcas nessa banda, assim como vocês estão deixando. Minha equipe de trabalho é 10!
E preparem-se amanhã para continuar a virem de casaco e para literalmente suarem com passadas largas, corridas e giros durante as músicas.

Um abraço a todos e boa noite.

25 comentários:

Lilian Spindola disse...

Credo!!! Como esse professor é malvado!!! kkkkk... Alex, tô brincando!! Sei que você quer sempre o melhor para a fanfarra e faz com que os meninos tocam cada dia melhor!! Parabéns, pelo belíssimo trabalho.

Beijos

Alexandre disse...

eu estava muito perdido no ensaio de ontem, o casaco me fazendo suar e apertando conta o bumbo, e as minhas baquetas cortando minhas mãos (que a propósito não são de moças u.u kkkkk)

No ensaio de hoje, vou me esforçar mais e tentar rodar a baqueta com a esquerda.

Alexandre disse...

Ah, o novo estilo do blog ficou legal!

Valdemir disse...

Queria parabenizar a Ala dos TARÓIS, que muitas críticas recebem. Não é porque é o instrumento que toco(pois sei como é tocar todos os instrumentos), considero o tarol o instrumento mais difícil de se tocar na fanfarra. Possui batidas rápidas, e somos nós que damos ritmo as músicas. Muitos tarolistas, possuem certas dificuldades em tocar, mas mesmo assim pude perceber que unidos somos a melhor ala, no ensaio de ontem, (tirando uma última e única batida errada)não erramos, fomos simplesmente ótimos, até mesmo alguns tarolistas que não conseguem dar batidas rápidas, tocaram bem apenas retirando algumas batidas. Ontem nós tarolistas tocamos alto e cadenciado.
Sinceramente, pensei que a ala dos taróis não conseguiriam evoluir esse ano, mas quebrei a cara. Nós evoluímos muito, não só individualmente como coletivo.
O Adair, a Nathane e o Tárek dispensam comentários; a Andressa R. toca certo e com ritmo, falta apenas tocar mais alto;o Lucas M. a Layne, a Fernanda e a Daniele tocam certo e com vontade, apesar de não saberem todas as músicas; a Andressa e o fried entraram sem saber absolutamente nada, e hoje devido ao esforço e a vontade de aprender evoluíram bastante, falta um pouco de velocidade nas mãos, o que pode ser solucionado com ensaios; a Yasmin sabe todas as musicas, mas talvez por falta de esforço não está conseguindo tocar todas as música, é só ensair mais e ter mais vontade; o Leonardo e o Lucas V. apesar de serem veteranos, faltam muito aos ensaios, e quando vem não levam a sério, sabem todas as músicas, mas ainda precisa de um pouco mais de ritmo, nada que concentração não resolva; E eu...gostaria que Alex postasse algo.
Enfim, PARABÉNS aos tarolistas e vamos praticar, para no 7 de setembro sermos os melhores tarolistas de Formosa.

Breno :D disse...

Achei tão bom ficar sentando olhar ontem SUAHSUAHSUAHSUAHS *-*

Só q meus bumbeiros precisam rodar mais as baquetas e tbm tocar mais alto, bem é só nisso e não esquecer as evoluções.

De já sei q vão conseguir o/

Andressa Ramos disse...

Aii que medo do post do alex!
a Ala dos taróis ontem estava muito boa!
Adoro tocar nessa fanfarra!
Vamos fazer bonito no 7 de setembro e so ter vontade que nos conseguiremos!

Andressa Ramos disse...

aneem 2 casacos hj?
vou morrer de calor!
mimimi : (

Malu disse...

''ainda teve gente que encheu os olhos ao me encarar, outros tenho certeza que choraram ao deixar o ensaio''. Seerá qe eu choreei ? aa qe isso :X:X kkkkkk.

Alexandre disse...

Malu nem chorou, vasou.

Andressa R disse...

vasou ne alexandre?
kkk
alex fica fazendo nós tocarmos correndo pra lá e pra ca e ainda de blusa de frio
que mal ele kkk

Lilian Spindola disse...

Aiii gente, que bunitinho os comentários, em especial o do Valdemir. Falou de cada um da ala dos taróis!! Vocês são ótimos!!!

Verônica como estão as pratistas? Acredito que será a ala mais animada, né?! E as dancinhas estão boas?

Beijos

Verôniica disse...

Aa Lilian só pra não perder o costume é a melhor ala da fanfarra!
KKKKKKK. As meninas são ótimas e animadas acima de tudo! As coreografias continuam as mesmas, minha criatividade esse ano ta lenta, até o Alex ja inventou uma mudança pro Rock, e eu nada!
UAHSUHAUHSUAHSUAHUAHSUAHS

mas até 7 de setembro espero ter alguma criatividade!



KKKKKKKKKKK e que semana foi essa fi? TA PUXADO, LKKKKKKK. Se não infartei com tantas novidades,não passo mal mais não!



KKKKKKKKK hoje foi tão feliz quando o Alex elogiou as pratistas por ajudar na motivação nos dias das provas. No primeiro dia,(dia que Alex estava com o demônio,segundo o Alexandre kkk)tava um clima muito tenso realmente, eu batia palma e dava alguns gritinhos pra ajudar o povo, mais nada igual ao segundo dia, quando todo mundo sorria, batia palma e gritava pra animar, principalmente na prova da Rafaela(prato), que rebolou mais que eu e mayla juntas e que arrazou no Funk do Lander!
UHASUHAUSHAUHSUAHSUAHS adorei as provas, hihi!

E que boa sorte a todos no defile do Aniversário de Planaltina! Vocês vão dar um show, e confirmar, porque a nossa fanfarra é a melhor de Formosa! hihi *---------*


P.S: e particularmente, obrigada ao Alex pelos elogios hoje, eu realmente tento fazer o meu melhor, mais sem o grupo e sem você como regente, eu não seria nada na fanfarra! (:

um beijo a todos ! hihi

Valdemir disse...

Obrigado pelos elogios, em especial o dos monitores dos taróis, e o da Lilian, é sempre bom.

Mais uma vez queria parabenizar os tarolistas, primeiro aos veteranos que relembraram músicas muiiiiiiiiito mais muiiiiiiito antigas. E à Andressa e ao Fried que hoje tocaram certinho , e a todos que se esforçaram para aprender as músicas antigas.

É outra vez a Ala dos tarolistas mostrando que é a melhor de todas, HAHA.

Vamos Detonar em planaltina.

Nathane disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu acho é graça da verônica dizer que a ala mais bonita é os pratos.
Concordo com o Valdemir, as caixas estão mesmo de parabéns, e a cada dia me impressionam mais com a dedicação e vontade desse pessoal.
É NÓIS TARÓIS! A ala mais bonita com certeza!

Nathane disse...

ps: e eu tb fiquei muito feliz em receber esse elogio. Obrigada Valdemir. Você tb é um exímio tarolista, empolgado com as danças huashau mas, nós precisamos muito de vc.
HMM kkkk

Nathane disse...

Lilian, nem te vejo na faculdade mais :/

Nathane disse...

E eu tb acho que Alex tem que falar dos taróis!
tá, chega de cometários por hj

Adair Netoo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adair Netoo disse...

Eu agradeço e retribuo o elogio de Valdemir, mas sinceramente acho que ainda tenho muito o que evoluir, muito mesmo, e confesso que embora fique feliz e orgulhoso quando Alex me elogia por me ver ajudando os novatos, sinto que não mereço tanto, porque como quem já reparou, eu toco de uma maneira bastante estranha, peculiar e particularmente minha, o que faz com que por mais que eu tente ensinar os novatos, eles nunca aprendem muita coisa comigo, mas agradeço, de toda forma, e direciono elogios à Andressa que por mais que eu veja que ela talvez não entenda muito do que eu ensine, não hesita em pedir ajuda, e à Andressa R., que entendeu o que eu quis dizer quando disse: "copie meu som, não minhas baquetas" e assim aprendeu a tocar as partes rápidas de algumas músicas e criou um estilo próprio, parecido com o meu; mas enfim, no geral, e ala está de parabéns, confesso que no começo não coloquei muita fé, (ainda mais pela falta de maturidade de algumas pessoinhas que falavam que eu era mau a torto e a direito pela escola) mas agora vejo que temos um futuro próximo, grandioso e brilhante. Bom, é isso ai.

É NÓIS TARÓIS! -Original \o/ haha :B

Nathane disse...

nenem merece elogio sim! Você criou um estilo único e só seu, esse é você, e isso é muito legal, não existe ninguém como você na fanfarra. E eu acho muito legal o jeito que vc toca (:

Unknown disse...

Essa fanfarra tá uma rasgação de seda!!
Que bom que cada músico tem se sentido honrado pela ala que toca.
Realmente os taróis estão melhorando (metonímia), um dia escrevo um post sobre as alas.
Vocês estão cada vez melhores.
Os novatos estão começando a despontar nos ensaios. Espero um bom desfile.
Parabéns a todos.

Lilian Spindola disse...

Nathane, agora só vou na faculdade para conversar com meu orientador da monografia!!! Não assisto mais aula.Quem são seus professores? E as aulas estão boas? Quando tiver a semana do adminstrador me avisa, pois quero participar!

Pessoal, equipes unidas desenvolvem trabalhos mais organizados e obtem resultados satisfatórios!! Vocês são assim, por isso estão indo tão bem! Parabéns!!!

Beijos

Andressa R disse...

Concerteza a Ala dos taróis e a melhor,so acho injustiça os taróis ficarem correndo e mt dificil e machuca :(
Agradeço a Nathane,Adair e ao Valdemir por terem tido paciência comigo e terem me ensinado varias musicas e passaram oque sabem pra mim!
Amo essa fanfarra mt mt mt

Nathane disse...

Ah sei, bem que Banks tinha me falado Lilian, nossa eu estou tendo aula com o Professor Passos, e eu tenho muito medo dele, sério mesmo ):
rs, tenho aula com Banks ainda, que eu considero o melhor professor, nossa gosto dele demais (:
Tem o Pontual, que os professores dizem que é muito exigente, mas gostei muito das aulas dele, o Auricélio, e outro que não me lembro o nome rs. Sinto que está ficando puxada as aulas, mas ainda estou gostando muito do curso. E pode deixar que eu te aviso sobre a semana de administração, mal posso esperar por ela, é muito legal (:

Anônimo disse...

Ensaio hj 4:30
By:Isabela