sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Continuamos Muito...Não Sei.

Depois de dois ensaios maravilhosos, dois dias muito bons em que recobrei a confiança com o grupo, novamente tivemos um ensaio horrível. Mas isso é muito pesado para dizer não? Deve ter havido algum momento bom. Olha, alguns momentos foram de acerto, sem muitos erros mesmo; mas no geral nenhum momento foi bom. De que adianta acertar quase tudo numa música quando ela é tocada sem vida, de maneira forçada e sem segurança? Nada do que houve hoje lembra os dois últimos ensaios. Não pude deixar de notar como o meu tio Gilberto observava a fanfarra, logo ele que é professor de fanfarra. E a única coisa que eu ouvi ele conversar com Breno foi sobre a ausência do grupo, e notei que para ele isso era falta de responsabilidade, com toda certeza. Estar numa fanfarra significa estar todos os dias de agosto ensaiando, mas há pessoas que simplesmente não assumiram o dever. Pecuária? Isso me soa como desculpa. Algumas pessoas eu realmente entendo que tiveram que faltar ou no meio do ensaio tinham que sair. Mas há simplesmente pessoas que não frequentam e pouco se importam com isso. Nunca neguei um pedido que qualquer um que estivesse passando mal, que tivesse que ir para casa resolver um problema, alguém com cólica e tal. Todos passam por imprevistos mesmo, mas insisto em dizer que há pessoas que só ocupam cargo. Ah, mas o ensaio não é tão importante assim, é a mesma coisa. Será? Então porque muitos ainda não tocam direito as músicas mais fáceis? Porque muitos ainda não têm postura e expressão? Por que muitos tocam tããããããããão baixinho com vergonha de errar? Tudo isso só pode ser sanado com uma coisa: ensaio. Qualquer músico faz isso. Apesar dos musicistas profissional saberem ler qualquer música só pela partitura, o ensaio constante ajuda a aperfeiçoar a obra, ajuda a tocar mais com emoção que razão, ajuda o artista a sentir o "feeeling" da música e deixar tudo fluir mais naturalmente. Uma peça em qualquer instrumento é ensaiada inúmeras vezes antes de apresentada, ainda mais em se tratando de um grupo grande.

Sei que é ruim estar lendo mais uma vez isso aqui, que já está chato somente levar sermão, mas a verdade é essa: não estamos preparados mesmo para uma apresentação de alto nível, por muitos motivos:
- irresponsabilidade com a frequência;
- desatenção com as músicas tocadas;
- falta de interesse em estudar o instrumento;
- falta de interesse em conhecer melhor a música perguntando aos colegas ou ao professor;
- insegurança na hora de tocar, tocando baixo ou esperando o colega começar para saber o que fazer;
- por último, falta de capacidade criativa do professor.

Isso mesmo, as idéias para criar uma música, uma arranjo diferente ou adaptar alguma música simplesmente sumiram. Por que? Não sei, uma fase ruim talvez, mas o estado de espírito da fanfarra me ajudava muito a criar. Bons tempos em que eu sofria com a disciplina do grupo, mas pelo menos tocavam bem. Agora a fanfarra caiu na apatia quase que completa, tocando sem vontade, com muita "burocracia". Ainda lembro de como foram criadas algumas das últimas músicas. Gustavo, Verônica, Vanessa (que por sinal desapareceu) e eu estávamos na sala de instrumentos e eu pedi ao Gustavo que tocasse algumas notas. Depois tentei tirar na corneta uma coisa ou outra para encaixar no ritmo. Em seguida criei um arranjo no tarol. Vanessa melhorou o que eu fiz na corneta e Verônica conseguiu um arranjo nos pratos que depois mudei levemente e fiz o ponto do surdinho. Pronto, estava aí a primeira parte do Hip Hop, depois foi questão de tempo para eu criar a segunda parte e hoje um pequeno break. Também Carruagens de Fogo foi uma música que eu decidi colocar para a banda contra a vontade de muitos que diziam que não parecia nada com nada. Depois de um tempo tocando só a primeira parte lenta e normal da música, decidi criar uma segunda parte mais animada e solta. Isso porque a inspiração vinha fácil. Hoje não sei o que acontece, talvez eu esteja trabalhando demais e não consigo mais concentrar em trabalho novo. Para escrever no blog torço para sair mais cedo do trabalho. Mas é certo que o desânimo do grupo também me desanima. Fiquei muito tempo com Thriller na cabeça e tinha até tentado alguma coisa. Mas hoje vejo que é uma tentativa frustrada, ainda não dá certo com o que tentamos e não tenho nem idéia do que fazer. Pink Floyd felizmente ainda dá para ser trabalhada.

Por isso abro aqui o canal de comunicação do blog para sugestões, conselhos, desabafos, palavras de incentivo, opinião sobre o grupo, o professor, as nossas metas. Gostaria que todos participassem. A opinião de vocês é relmente muito importante para mim. Hoje já é 7 de agosto. Um mês apenas para o desfile de independência e outras apresentações.

Um abraço a todos.

Boa noite.

26 comentários:

LUCAS THIAGO disse...

Priiiimeero!!! Agora vo ler"!

Unknown disse...

Legal ver quantas pessoas estão on line agora. Acabei de colocar o recurso.

Unknown disse...

Ah, e podem clicar nas propagandas que não é fake ou vírus não, tá.

LUCAS THIAGO disse...

1° Os surdos! Tenho por mim qe eh a pior ala da fanfarra, eles nao conseguem faazer a parte deles, agora qe da pra perceber,os surdistas por serem muitos jovens tem medo de começar a musica, as vezes qe Lucas O. esta ainda salva!
2° Tambem acho qe a pecuaria atrapalho mto a frequencia e a motivação na fanfarra, mas a partir de segunda não tem mais justificativa!
3° Minha dica de musica eu jaa dei "BOM BOM POW- BLACK EYED PEAS" musica facil e mto maassa.
4° Realmeente a fanfaarra toka mto baixo por medo dos fanfarristas e as pessoas tinham qe ter menos meedo de errar, pqe se não mudar isso não vai passar disso!

BRIIGADO! Haaa manda um salve pra LEEEINA NOOOSSA QERIDA PROFEESSORA DE GEOMETRIA (6)

iiingrid! disse...

Já eu não concordo tanto com você, Lucas. Não acho a ala dos surdistas ruim assim, talvez você não repare tanto nela. Quando Alex falava bem da ala cheguei a discordar por um tempo, mas parei pra reparar e eles realmente tem talento, só tem medo de tocar alto às vezes.

Alex, já te dei essa idéia uma vez, e repito: Se não é pra fazer direito, então não deixe fazer. Se tem gente que não se dedica, que faz por fazer, que tá lá por nota e pra atrapalhar, que saia! Apesar do ensaio de ontem ter me animado e me deixado esperançosa com o grupo de novo, a fanfarra não pode e nem deve depender do nosso humor e boa vontade. Claro, há casos e casos, mas enfim.. é difícil de qqer forma, principalmente pra quem tá a frente disso e lutando desde o começo. Né, Alex?

Outra coisa: Me desculpe pela falta. Eu ia me atrasar, mas ia. Até que tive que ir em planaltina ;/ Malz aí Alex.

Abraaço, fanfarra!

Breno :D disse...

Oi gente !!?????

Ingrid diz:
- Alex, já te dei essa idéia uma vez, e repito: Se não é pra fazer direito, então não deixe fazer. Se tem gente que não se dedica, que faz por fazer, que tá lá por nota e pra atrapalhar, que saia! Apesar do ensaio de ontem ter me animado e me deixado esperançosa com o grupo de novo, a fanfarra não pode e nem deve depender do nosso humor e boa vontade. Claro, há casos e casos, mas enfim.. é difícil de qqer forma, principalmente pra quem tá a frente disso e lutando desde o começo. Né, Alex?

Eu concordo INFINTY !!!!!

O povo ñ quer, o povo " tá com gripe suina " O povo ñ se empenha, os q ñ precisam vão aos ensaios !!!!!

Axo q Da Ala dos Bombeiros temos q fazer mudanças PQ kde
Danil,(sei a faculdade, mas um dia ñ mata, mas a mensalidade sim),

Kde IzelMEN( sei doente )
Renato( Sei gripe Suina)

Pratos ñ sei Izabel e Krol ( onten ñ sei por quais motivos mais estavam saindo toda hora)

caixa Ludymilla (sei trabalhanco, trabalha mais tarte !!!!)
Slei kkk ( Saiu )
Raiany ( ?????? )

Os q sempre vão são Kmila, Valdemir, Adair, Claro, Samara q machucou o pé, Laianne e Fernada.

Cornetas Kde Tharley (????) Welles ( professor de violão) Cris (????) !!!

Xegade reclamar !!!!!

Xau te Segunda !!!!

By:Breno

Camila disse...

tbm concordo com a Ingrid..
se teem pessoas qee nãao se dediicam tem maais eh qe saiir msm
e o Breno tbm disse outra coisa ceerta, os qe precisam ir sao os qe maais faltaam

vaamoos aniimarr ae geenty
o desfile taah chegaando, éh tempo de animaçãao, emoçãao e ansiedaade *-*

nãao podemos deixar o Alex pra baaixo assim, pq isso atrapalhaa o desempenho e tdo maais ;X

ate segundaa
beeijo geenty ;*

Adair Netoo disse...

Bom, eu tbm concordo com a prima, tem gente que quer nota? então que vá estudar! e dexa agente aki em paz tocando nossas musicas! >_<

eu axo, que os principais problemas das caixas, são as faltas, e muitos tambem, assim cocmo os surdinhos, tem medo de começar errado, e até de errar no meio, quando eu começei, ficava meio receoso de começar a musica e errar sosinho, até porque, eu ainda nao reconhecia as musicas pelo nome, e muitas vezes me confundia, mais depois fui me acostumando com elas, e agora, raramente me esqueço de um começo de musica, então, depois da apresentação no Diogão, que axo que foi a minha melhor, e a melhor da fanfarra estea ano, quando no fim, na hora em que estavamos saindo do estadio, tocando a cadencia, e começei a segunda parte sosinho! depois desse dia, perdi a insegurança de começar as musicas, e devo tudo ao professor e aos veteranos, porque quando eu tinha dificuldade para me lembrar, sempre perguntava para eles, camila, valdemir, laiane, e eles sempre me ajudavam.

Otra coisa, não sei oque acontece com o bumbeiros, mais muitas vezes o Matheus começa a musica sosinho! Galeraaaaaaaaaaaa, 7 de setembro tá encima já!

E repito, que quer nota que vá estudar!

E fessor, a samara vai poder tocar no 7 de setembro? o.O

Verôniica disse...

Ha concordo plenamente com ingriid e tdos que pensam o mesmoo.

Esta muito pertoo do desfiile e vejoo que teem pessooas que realmentee se dediiicam como a Raianaa e a Gabii que estao a pokoo tempo no pratoo mas sempree que erram procurao veer o erro e consertar, mas ao contraio delas tem pessoas não só no prato como em outros instrumentos qe neem se importam se estao errando ou não..

Com a maiior franquezaa, na segunda parte do baião que os surdos estão começando achoo que não está dando certo, pq elees esperaam sempre um começar pra sabeer como é... ''acho'' que os bumbos deveriam voltar a começar a musicaa pq aleem de acertareem a musica o som ainda é beem mais alto e fortee..

Mas achoo que uniidos nós vamoos novamentee daar o show em 7 de setembro pq como tem pessoas que não se dedicaam, graças a Deeus tem outraas que realmentee teeem a maiior dedicação possiveel com a fanfarraa..

Atee segundaa gentee, e vamoos repetiir os ensaioos de quarta e quinta feira não somente na segunda como em todos os ensaioos...

Bjooos *-*

P.S:. A Aleex meu irmaoo ta chegando muiito cansadooo do serviiçoo porisso que ele não esta indoo pros ensaiios. não é por vagabundageem não viiu ?!?!?!?

Mas segundaa elee vaii voltar aos ensaioos {euesperoo} =D

Unknown disse...

Só ratificando aqui que há muitas pessoas que me pediram antecipadamente para faltar por motivos justos, quanto a eles eu não tenho nada contra; e outros eu entendo o motivo também.

Mas daqui para frente chegou a hora para dar prioridade aos ensaios, já que em todos os outros meses só 3 dias, ou 2 às vezes eram obrigatórios, e ainda assim eu compreendi muitas faltas. Espero muito poder ir à Goiânia, no aniversário daquela cidade; e depois de 7 de setembro só teremos ensaios em 2 dias da semana.

Sobre começar ou terminar a música errado, não faz mal não. Prefiro que errem, ms tentando acertar e aprendendo do que ter medo e nunca fazer nada.

No geral a maioria ainda está bem.


Abraços

Breno :D disse...

Ninguem disse q Danilo e outros estavam vagabundando !!!!!


Aleques sua praga foi rogada ñ haverá o VIDEO GAME lIVE em Brasilia !!!!!!!!


By:Breno :(

Lilian Spindola disse...

Amei as músicas no Blog da fanfarra!!!! Muito booom!!! Parabéns, Alex!!! Inovando sempre!!!

Huumm... o professor é muito inteligente e criativo, por isso aproveitem para aprender mais a cada ensaio, para fazer bonito no 7 de setembro!!!! Vocês já fizeram lindas apresentações esse ano e no 7 de setembro será mais bonito ainda!!!!

Empolgação para todos sempre!!!!

Beijos

Unknown disse...

Obrigado, Amore!

Ah, também gosto das "nossas"´músicas.

Breno, não roguei praga não; juro que eu ia para lá, meu irmão até me chamou, mas eu disse que Brasília era a menor das capitais escolhidas.

Ah, gente; o blog sempre começa com Twist and Shout dos Beatles, mas vocês podem mudar a música no controle perto do gatinho.


Ah, e porque às vezes eu vejo umas 3 pessoas on line mas elas nem comentam?

Vamos participar, já.

Camila disse...

aaah, tooh online Alex =D

toh vendo as postagens akee ;D

e a paradiinha da musiica na pagiina da fanfarra fiiko massa ;D

Breno :D disse...

É Alequés pragas à parte, as musikinhas fikaram massa coçoka umas mais novas sei q são as q tokamos mas !!!!!!!!!


By:Breno

Breno :D disse...

Quem tá on-line?

By:BRENO

LUCAS THIAGO disse...

Euu too! E segunda talvez eu não va ensaiar tenho exame!

Unknown disse...

Nossa, quatro pessoas on line. Dá para bater um papo legal aqui.

Unknown disse...

Ah, Lucas, marca o exame para outro horário. Precisava de todos os bumbeiros segunda.

Breno :D disse...

Alequés, eu me responsabilizo pelo exame (Culpa da ????) é urgente mesmo !!!!!!!!!


By:Breno

Breno :D disse...

Do gato da radio para o som !!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkk

By:Breno

Paloma! disse...

é geente,é hora de se uniir eein!
aaargh,eu ODEEIO faltar ensaio, mais eu tive motiivos!
mais a partir de segunda, vou estar naquele colégio toodo diia o/
e 7 de setembro vai ser ótimo,igual o do ano passado!
:*

Paloma! disse...

aaah, adorei as musicas tocando no blog KKKKK

LUCAS THIAGO disse...

Ehh Alex nãoo da pra faltar exame nao! E justamente a medica vai entrar de ferias no final da semana! ''/ Minha consulta e de tarde mas voo ve se chego a tempo da fanfarra!

Breno :D disse...

Axo é doooooooooidúúúúúúú !!!!!!!´

By:Breno

Camila disse...

queem taah on ?? :]