quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Volta dos Que Nunca se Foram



9 de junho de 2011. Quase dois anos longe dos ensaios, do som envolvente, dos sorrisos e das demonstrações de carinho e amizade. Voltar à Fanfarra do Coleginho depois de todo esse tempo é uma experiência única. Apesar de longe, o coração apertava . É inevitável o sentimento de posse, mas não a possessão doentia ou egoísta, mas de cuidado e dedicação. Pareci a que me tinham tomado uma parte do que ajudei a criar, como uma criança que vê perdido o brinquedo.

Não voltaremos a falar dos motivos que me deixaram longe da fanfarra. O importante é que vocês apoiaram o meu retorno, Nádia fez os esforços e a irmã aprovou o meu trabalho. A coordenadora havia me procurado muito antes de hoje; mas era preciso negociar um retorno que garantisse um trabalho mais centrado, mais objetivo e contínuo. Felizmente a irmã aprovara o retorno, mas há mais a se adquirir. Não sabia o quanto os instrumentos estavam deteriorados, e ao vê-los, notei que a irmã precisará dar mais atenção à parte material da banda. Parece que o duende do bumbo velho está a solta!

Pela manhã, fui apresentado à atual Fanfarra, e a emoção que sentiram é a mesma que senti. O nervosismo foi tamanho que muito do que eu tinha a dizer foi esquecido. Hoje à tarde, novamente um certo estranhamento, na verdade um acanhamento por estar meio enferrujado. Mas basta alguns instantes e a empolgação retorna. É bom ver novos rostos, principalmente os pequenos na ala dos surdos. Também fico contente por algumas mudanças, como Yasmin tocando tarol. O retorno de alunos egressos é muito bom; como Breno, que se mostra essencial para o grupo, Jordan que (surpresa!) está muito disciplinado e concentrado (merece tocar um trompete ou trombone), além de Ingrid que somou os seus sonhos de faculdade com o sonho de continuar brilhar numa ala difícil. Muita gente que quero ver tocando ainda não voltou, Samara, por exemplo, ficou sem instrumento; ela que é ótima ritmista. Novatos muito recentes como Isabela, Karoline e Ellen também são apostas promissoras; além claro de veteranos essenciais como Verônica, Mayla, Adair, Valdemir, Matheus e outros.

Desculpe se ainda não pude falar de todos. Mas acreditem, cedo ou tarde vocês são comentados no blog. Senti uma falta especial: o Jonas. Fiquei muito feliz com ele tocando no desfile de independência do ano passado. Espero que ele retorne.

Meu trabalho não será o de finalizar com o que os antigos professores começaram, mas dar continuidade. Também não podemos esperar por um desfile no 7 de setembro excepcional, mas pelo menos podemos esperar por uma banda bonita de se ver e ouvir. O uniforme é o mesmo? O que importa? Muitas músicas são recicladas? E daí? O importante é contagiar o público, é dar cara nova; é mostrar que somos uma banda de um som marcante. E quando passar essa fase de reconstrução, a fanfarra vai mudar completamente, do uniforme às coreografias. Vamos nos esforçar ao máximo para nos superarmos.

O ensaio de hoje foi mais de reconhecimento, de retomada. Ainda teremos que separar os instrumentos, trabalhar cada ala, melhorar as músicas antigas, conhecer músicas novas e tudo mais. Para isso precisamos de mais pessoas dispostas a tocar. Precisamos de um bom número de bumbeiros, pelo menos mais 5. O número de taróis parece bom com a chegada das novatas, e as pratistas só precisam de instrumentos. Mas ainda mais necessário é a ala dos metais. Precisamos de mais pessoas interessadas em tocar corneta e passar para trompete em seguida. Inclusive aconselho a comprar um trompete. Consegue-se um bom instrumento (Shelter ou Eagle) por uns R$400,00. Não temos tempo a perder, tudo está muito próximo, e dedicação é necessária.

O primeiro dia foi muito bom, os seguintes serão trabalhosos e emocionantes. Mais importante, vamos tocar com alegria no coração, felizes por estarmos entre amigos, contentes por celebrar a vida com música. Momentos de seriedade são necessários, mas participar de uma banda também é brincar, é se divertir. A música deixará transparecer essa alegria quando todos estiverem seguros e contentes. Juntos vamos marcar novamente a comunidade.

Quero ainda agradecer a duas pessoas pelo apoio. Ao Lander que foi e ainda é meu professor de fanfarra. Ele é um exemplo de pessoa e de músico. Seu talento é inspiração e motivação para o meu trabalho. Sou tão neófito no trompete quanto muitos são na banda, e Lander tem sido um ótimo professor para mim. E principalmente à Lilian, minha noiva; pois ela é quem mais me dá apoio e confiança. Ela me inspira a ser melhor, a viver mais e ser mais feliz. Ela também tem uma história aqui. Não fosse por ela, o sonho não teria se realizado. Foi ela quem me acompanhou nos dois anos que estive na banda. Hoje, sei que posso realizar o sonho de estudar música porque ela me inspirou. Por isso o tema do dia dos namorados no blog, para expressar mau carinho por ela.

Obrigado a todos pela confiança, é emocionante fazer parte de novo de um grupo tão mágico.

16 comentários:

Nathane disse...

aeeeee só tava esperando haha *---*

Nathane disse...

agora vou dormir rs

Unknown disse...

Ah, Nathane! Volta da faculdade e fica até tarde na net, heim! uhauhauhhau.
Parabéns por ser uma ótima tarolista.

iiingrid! disse...

AUHAUHAUAHUHA, também só fiquei esperando, até postei no último post do Alex pra passar o tempo.

A volta dos que nunca se foram e que, ainda que tivessem ido, já conseguiram se eternizar.

Nossa eternidade é agora.
Voltamos pra detonaaaaaaaaarrrr seus corações!! *__________*

E Lilianzinha, beijo pra você, morro de saudades! :(

Breno :D disse...

Para tudo só vi agora, \o/
Bom a fanfarra vai crescer muito ainda e já tenho a combinação perfeita para reinarmos novamente HAHAHAHA!

Alex voltou \o/
E espero um 7 de Setembro esse ano ok?

Anônimo disse...

Nem acredito, esse ano com um projeto mais sério, como esse aí sim temos motivação de sobra pra arrasar no desfile e outros que virão

Adair Netoo disse...

Não ó, sacanagem, sai daqui eram 00:00 u.u

Mas enfim, agora tudo está se encaminhando, e quase tudo no seu devido lugar, se a irmã nos der uma ajuda com instrumentos novos, não nos faltará nada para fazermos um 7 de setembro brilhante e memorável.

E Professor, muito obrigado por estar de volta; nesse ano e meio que se passou em sua ausência, tocava quase que apenas para recordar o que sentia no ano em que entrei, e sinceramente não acredito que tenha aprendido muita coisa nesse tempo em que não foi o regente, e agora sinto que tenho muito mais o que aprender, e obrigado por isso principalmente, pois fazer algo por melhor que seja, sem evoluir, é em vão.

Voltamos para tocar em seus corações, e permanecer neles eternamente, assim como em suas memórias.

XD

Verôniica disse...

Somos ''FODA'' isso é FATO!
AUSHUAHSUASHUASHUASHUH
Mas que a felicidade é geral, isso da pra ver no rosto de todos!
Nunca estive tão feliz, em saber que meu ultimo ano de fanfarra será com a presença do Alex *-------------*

Agora mostraremos pra todo mundo quem são os melhores aqui! HAHA

Verôniica disse...

e como está lindo esse fundo do blog!
AHSUAHSUHASUSH LINDOOODEMAIS *-*

Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iiingrid! disse...

Confesso: fiquei por horas lendo posts antigos até agora, que me lembrei que tenho que ir dormir pra fazer prova.

Não sei o que esperar do grupo esse ano, mas prefiro ser cautelosa pra que possa, mais uma vez, me surpreender. Não sei se vamos causar as mesmas emoções no dia 7 que causamos nos anos anteriores. 2008, o incrível: ninguém nos esperava e mostramos ser os melhores. 2009, nos firmamos como inovadores e, novamente, os melhores. 2010 nós... seguramos com muita dignidade. O que esperar de 2011? Sinceramente não sei.
Sinto falta de muita gente das antigas formações, mas com o tempo a gente se conhece melhor.
Enfim, além de alegria imensa, felicidade supreeema pela fanfarra ter voltado, confesso um medinho.

Mas o mais estranho (ou não) é que esse medinho some quando lembro do quanto me sinto bem na fanfarra, de tudo que já me proporcionou por não ser só mais uma, mas por ser uma família que NUNCA diminui.

Não sei se é a superação, a vontade, a alegria que sempre estiveram presentes... mas tudo isso me dá uma vontade imensa de dizer que eu amo MESMO tudo isso!
Nem nós imaginamos do que somos capazes.

Unknown disse...

Obrigado a todos pelas demonstrações de carinho. O instrutor de uma banda não é nada sem uma equipe talentosa. Parabéns a todos vocês.

Lilian Spindola disse...

Estou muito feliz por todos da fanfarra do coleginho!!!! Fico emocionada com tanto carinho que os alunos sentem pelo Alex. Ele é uma pessoa muito admirada por todos que o conhecem. Gostaria de participar dos ensaios como antes, ajudar no que fosse preciso de pertinho, mas torço pra que tudo seja perfeito nas apresentações e no 7 de setembro. Quando eu puder apareço pra ver um ensaio e o que estiver ao meu alcance vou contribuir para que tudo seja maravilhooooso!

Alex, obrigada pela homenagem do dia dos namorados no blog! Você é um noivo perfeito. Quero que tudo que te faça feliiz aconteça na sua vida e na fanfarra eu sei que você faz o que mais gosta, então estarei sempre apoiando e te ajudando no que for preciso. Obrigada por tudo! Aiii... amo vc! Não aguentei!


Beijos para todos.

Saudade de vocês.

Lilian Spindola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian Spindola disse...

Iiiiingriiid... que bom que você voltou!

Ah, e o Jordan também, que gracinha!!!

Breno nunca saiu. Rsrsrs...

Saudade.

By

Anônimo disse...

fanfarra vem com tudo (ý